Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB inaugura hoje Centro Cultural Evandro Lins e Silva

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005 às 08h15

Brasília, 21/02/2005 – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) inaugura às 19h de hoje (21) o Centro Cultural Evandro Lins e Silva, um amplo complexo com a finalidade de difundir e valorizar a cultura jurídica do advogado brasileiro. A cerimônia de inauguração do espaço e as primeiras visitas serão conduzidas pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que fará o descerramento da placa de inauguração do centro cultural.

O Centro Cultural Evandro Lins e Silva vai integrar vários outros espaços destinados ao advogado, entre eles o Museu Histórico da OAB. Inaugurado em 15 de setembro de 2003, o museu foi construído para resgatar e preservar o acervo histórico de documentos, de membros da OAB e daqueles que se dedicaram à profissão jurídica.

Também comporão o centro cultural a Biblioteca da OAB, que conta com acervo atualizado e obras clássicas sobre a jurisprudência nacional, e a OAB Editora, órgão complementar do Conselho Federal da entidade que visa a estimular a produção científica mediante a edição de obras jurídicas. A OAB Editora foi criada no dia 13 de agosto de 2002 e estreou em 13 de novembro daquele ano com o lançamento da obra “História Constitucional do Brasil”, de autoria do renomado jurista Paulo Bonavides e do atual embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade.

A Livraria da OAB será inaugurada juntamente com o Espaço Cultural Evandro Lins e Silva e tem por finalidade a divulgação e venda de obras lançadas pela OAB Editora e publicações do Conselho Federal da OAB.

Também será lançado hoje o Espaço Rui Barbosa, destinado a homenagear o patrono dos advogados brasileiros – Rui Barbosa – e os advogados agraciados com a comenda máxima oferecida à classe, a Medalha Rui Barbosa. O espaço fará uma reverência aos advogados já homenageados com a comenda, contando um pouco de suas biografias. O Espaço Rui Barbosa, localizado na sobreloja, também será utilizado para confraternizações e eventos da sociedade jurídica.

A Sala do Advogado foi deslocada para também passar a integrar o centro cultural, dispondo de toda a infra-estrutura necessária ao desenvolvimento das atividades profissionais enquanto o advogado estiver a serviço em Brasília. A Escola Nacional de Advocacia (ENA), órgão administrativo do Conselho Federal fundado na gestão 1998-2000, também funcionará no centro cultural. Sua finalidade é traçar a política nacional de formação continuada para o exercício da advocacia, visando o aperfeiçoamento do profissional.

O Centro Cultural Evandro Lins e Silva ainda será integrado por um centro de treinamento para funcionários do Conselho Federal da OAB; por três plenários com aproximadamente trinta lugares cada; salas de reuniões institucionais e salas de representações das Seccionais.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres