OAB debate futuro do Exame de Ordem no próximo domingo
Brasília, 17/02/2005 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza às 14h do próximo domingo (20) o I Encontro das Comissões de Exame de Ordem na sede da entidade, em Brasília. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da Comissão de Exame de Ordem do Conselho Federal e conselheiro federal Ronald Alexandrino, com a participação de todos os presidentes das comissões congêneres nos Estados. O encontro será realizado no Plenário da Primeira Câmara no edifício sede da entidade.
No encontro, será dada continuidade a discussões iniciadas na última reunião do Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da OAB, realizada em novembro último, sobre reformulações no Provimento nº 81/96 - que regulamenta a realização do Exame de Ordem no Brasil. Constam da pauta o estudo da unificação do conteúdo das provas; a uniformização da data do primeiro exame deste ano (previsto para 13 de março); e a análise da conveniência, vantagem ou desvantagem da terceirização das provas.
Também serão discutidas questões de cunho técnico, como o acréscimo da exigência de comprovação do domicílio eleitoral dos candidatos; a permissão de consulta a legislação não anotada ou comentada na primeira fase do Exame de Ordem; e o aumento do número de questões relativas ao Estatuto da Advocacia e Código de Ética na primeira fase (prova objetiva).