Cesar Rocha elogia convênio entre OAB e advocacia britânica
Brasília, 15/02/2005 - O ministro do Superior Tribunal de Justiça, César Asfor Rocha, classificou hoje (15) como “excelente oportunidade de troca de experiências jurídicas” o convênio firmado entre o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, e o vice-ministro do Departamento de Assuntos Constitucionais do Reino Unido, David Lammy, para intercâmbio entre jovens advogados brasileiros e britânicos. O ministro do STJ, egresso da advocacia, prestigiou a cerimônia em que foi celerado o convênio, no edifício-sede do Conselho Federal da OAB, como convidado especial da diretoria da entidade.
“Considero extraordinário esse programa. Ele é uma demonstração efetiva de que a OAB está muito atualizada, o que é importante quando sabemos que neste mundo globalizado país nenhum e atividade nenhuma podem ficar isolados”, afirmou César Rocha. O programa de intercâmbio será desenvolvido pela OAB e a Law Society of England and Wales.
Para o ministro, o convênio firmado representa oportunidade ímpar de enriquecimento do conhecimento de jovens advogados brasileiros, por meio do relacionamento com novas realidades: “Primeiro, pela convivência com um sistema jurídico diferente - o da common low - e, segundo, pelo contato com uma realidade política completamente distinta, como é aquela existente no Reino Unido e de resto em toda a Europa”, disse.
De acordo com o ministro César Rocha, com o convênio de intercâmbio entre advogados brasileiros e ingleses, o presidente da OAB, Roberto Busato, confirma mais uma vez na prática o princípio que expôs em seu discurso de posse, quando afirmou que “a melhor maneira de dizer é fazer”. O ministro acrescentou: “Na verdade, Busato muito tem feito pela advocacia brasileira, pelos advogados brasileiros e para o mundo jurídico nacional”.
