Busato se despede emocionado de Arx Tourinho
Salvador (BA), 07/01/2005 - Centenas de pessoas foram ao Cemitério Jardim da Saudade se despedir do conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil Arx da Costa Tourinho, falecido em um acidente de automóvel na tarde de quinta-feira (6), em Salvador. O corpo do jurista tinha sido velado na faculdade de Direito da UFBA, onde era professor emérito, e de lá seguiu para a sede da OAB-BA, para uma homenagem especial feita por diretores, advogados e funcionários da Seccional. Em seguida, o corpo foi levado para o cemitério, onde foi cremado.
O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, fez um pronunciamento emocionado na despedida do colega: “Já vim muitas vezes à Bahia em missões muitas vezes difíceis, mas nunca imaginei vir em um momento desses, em que nós, nacionalmente, perdemos um grande líder e nós do Conselho Federal um ideólogo. Se tivemos expressão nacional esse ano, muito passou por esta figura.
- Guerreiro afável, amigo que sabia que um líder não se dobra jamais. Foi a perda de uma pessoa culta, amiga e guerreira dos seus ideais. Tivemos oportunidade de conviver por muitos anos com a figura de Arx Tourinho e temos certeza que suas missões vão perdurar, assim como perduram os exemplos dos grandes advogados dessa Bahia de todos os santos.Que nós nos miremos no seu exemplo e nos conformemos com o que aconteceu, porque nada acontece sem os desígnios de Deus, que talvez quisesse nos sacudir. Arx, você foi grande, foi inquebrantável. Que Deus o tenha!”.
Também estiveram presentes ao último adeus a Arx Tourinho o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto; o presidente da OAB da Bahia, Dinailton Oliveira; e o presidente da Seccional sergipana da OAB, Henri Clay Santos Andrade.
Estiveram presentes, também, os diretores da OAB baiana Adilson Miranda, Rosilene D’Apresentação e Maraivan Rocha; o desembargador federal do TRF 5ª Região, Lázaro Guimarães; o ex-presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal e irmão de Arx, Fernando Tourinho; o procurador federal Frederico Cesário; o diretor da Fabac e ex-presidente da OAB da Bahia, Geraldo Sobral; o deputado federal Nelson Pelegrino; a deputada estadual Alice Portugal; a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; o secretário-geral do PDT e presidente da Limpurb, Alexandre Brust; o ex-governador do Estado João Durval Carneiro; o secretário de governo do Estado, Rui Tourinho; a secretária de Educação do Município, Olívia Santana; o secretário de Saúde do Município, Luís Eugênio Portela; o secretário de Economia Emprego e Renda do Município, Domingos Leonelli; o líder do governo na Câmara de Salvador, Sérgio Carneiro; o presidente do IAB, Afrânio Oliveira; o reitor da UFBa, Naomar Almeida; representantes da ABI Jorge Randan e Agostinho Muniz; advogados; amigos; familiares; estudantes de Direito, entre outros.