Menu Mobile

Conteúdo da página

Busato: “advogado que não tem ética é um meio-cidadão”

domingo, 5 de dezembro de 2004 às 10h12

Brasília, 05/12/2004 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, afirmou hoje (05) que “o advogado sem formação acaba não sendo um profissional completo e que o advogado que não tem a ética, é um meio-cidadão, não podendo advogar”. Com essa afirmação, Busato participou da abertura do IX Encontro Nacional de Dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), que será realizado durante todo o dia de hoje no auditório da Escola Nacional de Advocacia (ENA), no antigo prédio do Conselho Federal da OAB.

Na abertura do evento, Busato afirmou a importância das Escolas de Advocacia como propiciadoras da elevação do padrão de proficiência no exercício da profissão, fornecedoras de oportunidades de atualização de conhecimentos e de lavar aprimoramento à formação jurídica e continuada desses profissionais. Ele também lançou o desafio de abrir a advocacia para o mundo globalizado e destacou a importância das ESAs na oferta de formação não só aos advogados brasileiros mas também a profissionais de outros países, que carecem de atualização e de conhecimentos.

Entre esses países, Busato citou os países africanos e os que compõem a União de Ordens de Advogados de Língua Portuguesa. “Pedimos o apoio da Escola Nacional de Advocacia para esses advogados de outros países, que não têm condições de ter a mesma formação que o profissional brasileiro”, afirmou o presidente da OAB, citando exemplos de acordos de formação firmados com vários países.

A diretora da ENA e conselheira federal da OAB pelo Piauí, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati, destacou a importância da autonomia das ESAs e o papel da OAB não só como mantenedora financeira e fiscalizadora das Escolas, mas como grande aliada da ENA. Durante todo o dia de hoje, diretores de Escolas de Advocacia de várias Seccionais da OAB trocarão experiências de sucesso obtidas em cada uma delas e debaterão temas como o projeto didático-pedagógico das Escolas, o apoio às Escolas, a prática-profissional e a educação à distância sendo este último o tema de maior destaque, a partir de uma experiência bem sucedida na OAB de São Paulo.

Além de Busato e Fides Angélica, compuseram a mesa de abertura do Encontro o secretário-geral da OAB, Cezar Britto; o secretário-geral adjunto Ercílio Bezerra de Castro Filho; a diretora-geral da ESA de São Paulo, Ada Pellegrini Grinover; e o presidente do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), conselheiro Sérgio Ferraz. Também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Comissão de Exame de Ordem do Conselho Federal da OAB, Ronald Alexandrino; membros de demais comissões da OAB, ex-dirigentes de Seccionais e dirigentes de Escolas Superiores de Advocacia.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres