OAB-74 anos: TST diz que OAB é canal de pleitos da sociedade
Brasília, 18/11/2004 - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vantuil Abdala, afirmou hoje (18) que, nos últimos 74 anos de existência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a entidade transformou-se no principal canal das inúmeras reivindicações da sociedade civil organizada, “prestando um inestimável serviço às causas da cidadania e à consolidação de um Estado Democrático de Direito, que pressupõe o respeito às minorias, algo fundamental sobretudo num País ainda tão marcado pelas desigualdades como o Brasil”.
A declaração é parte da mensagem de cumprimentos enviada por Vantuil Abdala ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, pela passagem do 74º aniversário de criação da OAB. Segue a íntegra da mensagem enviada pelo ministro Vantuil Abdala ao presidente da OAB:
“O processo de concretização do regime democrático está fortemente ligado à atuação destemida do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao longo dos últimos 74 anos, essa instituição transformou-se no principal canal das inúmeras reivindicações da sociedade civil organizada, prestando um inestimável serviço às causas da cidadania e à consolidação de um Estado Democrático de Direito, que pressupõe o respeito às minorias, algo fundamental sobretudo num País ainda tão marcado pelas desigualdades como o Brasil. No âmbito jurídico, não pode ser esquecido o papel da OAB em busca do aperfeiçoamento dos órgãos judiciais e do ordenamento jurídico, tarefa à qual o Tribunal Superior do Trabalho está engajado, com muito orgulho, ao lado dos advogados.”