Maçons apóiam campanha da OAB pela democracia
Brasília, 17/11/2004 - O grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Laelso Rodrigues enviou ofício ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato cumprimentando pelo lançamento da Campanha Nacional em Defesa da República e da Cidadania. “O Grande Oriente do Brasil, instituição maçônica fundada em 1822, com participação ativa nos segmentos políticos e sociais no Brasil, não poderia deixar de apoiar essa magnitude e oportuna manifestação em que o povo brasileiro exige de todos os segmentos representativos, posições íntegra e salutar da continuidade de uma República livre, democrática e de bons costumes”, afirma o documento.
Laelso Rodrigues lembra em sua manifestação à OAB que o Grande Oriente do Brasil foi o responsável direto pela Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, pelo decreto número 1, regido pelo maçom Rui Barbosa, constituindo-se assim a Federação denominada República dos Estados Unidos do Brasil. Proclamada pelo marechal Deodoro da Fonseca, com respaldo de Quintino Bocaiúva, Benjamin Constant e outros ilustres maçons, garante Laelso.
O grão-mestre geral concluiu o seu documento ao presidente Roberto Busato afirmando que "receba, portanto, esse apoio, em nome de todos os maçons do Grande Oriente do Brasil, onde desde já nos consideramos engajados por essa dinâmica luta que, por certo, as estórias de hoje farão histórias no amanhã".