Parlamentares confirmam presença na Campanha da Democracia
Brasília, 11/11/2004 - Os deputados federais Alexandre Cardoso (PSDB/RJ); Carlos Nader (PL/RJ); Julio Lopes (PP/RJ); Leonardo Picciani (PMDB/RJ); Miro Teixeira (PPS/RJ) e as deputadas Mariângela Duarte (PT/SP), Denise Frossard (PSDB/RJ) e Clair da Flora Martins (PT/PR) confirmaram hoje ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, presença no lançamento da Campanha Nacional em Defesa da República e da Democracia, na próxima segunda-feira, dia 15. O lançamento será na sede da Seccional da OAB do Rio de Janeiro com a presença de diversas personalidades e representantes de entidades da sociedade civil brasileira.
O presidente nacional da OAB afirma que pretende fazer do evento um grande ato cívico em defesa da democracia e da República, que completa 115 anos de proclamação na próxima segunda-feira. O ato é coordenado pelo professor Fábio Konder Comparato, presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia da OAB, que na ocasião lançará um anteprojeto de lei para regulamentar os plebiscitos, referendos e propostas de iniciativa popular no País.
A Campanha já conta com apoio de entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo presidente, dom Geraldo Majella Agnelo, confirmou presença no seu lançamento, e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). O dirigente do MST João Pedro Stédile, em correspondência a Roberto Busato, considerou a iniciativa “brilhante” e afirmou que o projeto de regulamentação de instrumentos como plebiscitos, referendos e projetos de iniciativa popular “são a possibilidade de, na prática, o povo garantir seu direito de decidir, sem delegar a ninguém, quando se trata de temas fundamentais para o futuro da nossa sociedade”.