Menu Mobile

Conteúdo da página

Comissão da Mulher Advogada participa de atividades na OAB-MG

quinta-feira, 31 de março de 2016 às 09h26

Brasília – O Ano da Mulher Advogada foi celebrado com uma série de eventos na OAB de Minas Gerais. Durante todo o mês de março, a Seccional realizou encontros especiais tanto na capital, Belo Horizonte, quanto em cidades do interior. Na terça-feira (29), a Comissão Nacional da Mulher Advogada encerrou as comemorações com reunião especial.

Segundo a presidente da Comissão, Eduarda Mourão, conselheira federal do estado do Piauí, relembrou as vitórias alcançadas nos últimos anos, como a cota de gêneros de 30% nas eleições da Ordem, a lei do feminicídio e o provimento 164 do Conselho Federal, que é o Plano de Valorização da Mulher Advogada.

“Ao longo desse triênio, a política a favor da mulher vai mudar ainda mais. Enfrentamos preconceitos, desrespeitos às prerrogativas por sermos mulheres, assédios, grosserias e, no pior dos casos, agressões, até mesmo físicas. A história da Ordem e da advocacia foi construída sem um olhar feminino. Mas hoje estamos numa nova fase e temos que ter atitude e zelar pelo cumprimento do Plano e dos direitos conquistados e a conquistar”, defende Eduarda Mourão.

No mesmo sentido, a vice-presidente da Comissão, Helena Delamonica, frisou que é importante que se chegue ao final de 2016 com ações efetivas em favor da igualdade de gênero na OAB, indo além dos discursos. “Somos metade dos advogados deste país, mas sem uma participação efetiva que traduza esta fatia. Onde estão nossos lugares na mesa? Queremos ação colaborativa de participação”, afirma.

A secretária-geral da Comissão, a advogada Florany Mota, falou da mudança de postura que deve haver por parte das mulheres: mais participação, equidade e atitudes firmes. “A conquista da cota de gênero foi obtida por meio de muita luta iniciada na última Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro. Os homens hoje enxergam as advogadas de outra maneira. Mais do que igualdade, queremos equidade de gêneros, mulheres ativas dentro do sistema OAB”, diz.

Eventos

Durante o encerramento do Mês da Advogada na OAB-MG, as dirigentes da Comissão Nacional entregaram a carteira da Ordem a mais de 80 mulheres que recentemente entraram no quadro da entidade. A presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Sílvia Burmeister, também foi homenageada durante a cerimônia, que reuniu lideranças da advocacia de todo o país.

As diretoras da Comissão Nacional também participaram de encontros nas subseções de Ouro Preto e Mariana, onde falaram sobre o Plano de Valorização da Mulher Advogada e outras pautas de igualdade de gênero na entidade.

Com informações da OAB-MG

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres