Menu Mobile

Conteúdo da página

No RJ, Lamachia alerta para as consequências de más escolhas políticas

terça-feira, 15 de março de 2016 às 10h16

Rio de Janeiro (RJ) – O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, ressaltou a importância do voto consciente para os rumos do país. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (14) durante a posse de Felipe Santa Cruz como presidente da Ordem no Rio de Janeiro, em seu segundo mandato. 

Segundo Lamachia, é preciso deixar claro que a OAB não tem matiz ideológico, sendo seu partido o Brasil e sua ideologia, a defesa da Constituição Federal. “Também é importante que se possa fazer uma necessária autocrítica: todos nós somos responsáveis pela situação de hoje. O poder emana do povo, afirma a Constituição. Voto não tem preço, voto tem consequência. E a consequência de uma má escolha é exatamente isso que estamos vendo hoje”, afirmou.

“Precisamos cobrar o governo por segurança, por mais recursos ao Poder Judiciário, por mais juízes nas comarcas, por melhor prestação jurisdicional, tudo isso é importante. No entanto, acima disso, precisamos lutar por um novo papel ético neste país. Quando digo isso, quero deixar claro o respeito que tenho pela classe política, mas precisamos de um novo contrato social com o povo brasileiro. Não há democracia sem política e não há política sem políticos, mas precisamos depurar a política nacional”, conclamou Lamachia.

Segundo Lamachia, a OAB vai cumprir suas responsabilidades junto à vida política nacional e seus compromissos com a advocacia. “O advogado é o verdadeiro defensor da liberdade, da honra, do patrimônio, e muitas vezes da própria vida das pessoas. A capacidade postulatória de todo cidadão brasileiro está na mão de cada advogado que deve, mais uma vez, ser protagonista de mudanças. Somos agentes de transformação social. Nossa profissão é um verdadeiro múnus público”, finalizou.

O presidente empossado da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, destacou como a grande bandeira de seu segundo mandato a defesa intransigente das prerrogativas profissionais dos advogados. "Prerrogativas, prerrogativas e prerrogativas. Nosso maior trabalho daqui pra frente será acirrar essa luta. A crise enfrentada pelo país exige essa batalha", frisou.

Na ocasião, ele também relembrou as vitórias obtidas nos últimos anos, lembrando projetos anunciados e cumpridos em seu primeiro mandato: "Nesta tribuna, há três anos, citei a expansão do Supersimples para a advocacia como a principal tarefa da minha gestão. Essa e várias outras conquistas foram alcançadas, como a possibilidade de registro da sociedade unipessoal e o avanço na qualificação dos advogados em relação ao processo eletrônico e ao novo Código de Processo Civil".

O evento celebrou, ainda, a escolha dos demais diretores da Ordem e da Caarj, dos conselheiros seccionais, dos representantes da OAB-RJ junto ao Conselho Federal e dos presidentes de subseção.

Também discursaram na cerimônia o prefeito Eduardo Paes; o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso; e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. O evento contou, ainda, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola, representando o governador Luiz Fernando Pezão; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Maria das Graças Paranhos; e do procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira; e da 2ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Rita Cortez, entre outros.

Com informações da OAB-RJ

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres