Menu Mobile

Conteúdo da página

“A OAB não faltará à sociedade", afirma presidente Claudio Lamachia

domingo, 31 de janeiro de 2016 às 21h40

Brasília - Em sua primeira manifestação como presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia disse que é urgente reafirmar a importância da OAB e da advocacia em nosso país. “É momento de dizermos que a OAB não faltou à sociedade no passado, não falta no presente e não faltará no futuro”, asseverou.

“Advocacia está sendo testada como nunca e temos que dar resultado. Conquistamos com enfrentamento legislativo inúmeras conquistas que fortaleceram exercício profissional de cada um. Não canso de dizer que sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania. Colegas advogados, quero dizer da honra que tenho de exercer esta profissão libertária, que defende honra, patrimônio, liberdade e a vida das pessoas”, discursou.

Agradecendo ao presidente Marcus Vinicius, de quem foi vice, Lamachia relembrou sua trajetória até a eleição deste domingo (31), sendo dirigente da Seccional gaúcha por dois mandatos. Também agradeceu à sua família e colegas, dizendo assumir com honra e responsabilidade o cargo.

“Falando com a razão, mas também com coração, dizer que a gratidão é a memória do coração, quero dizer que gratidão é dívida que não prescreve e serei eternamente grato a todos. O primeiro agradecimento é ao presidente Marcus Vinicius. Iniciamos esta trajetória como amigos e hoje somos irmãos. Juntamente com nossos diretores, fomos incansáveis nesses três anos. Hoje iniciamos segunda metade desta gestão”, saudou.

Ao explicar como será sua gestão, Claudio Lamachia elencou temas que serão prioridade. “Vivemos momento muito delicado no país. Sabemos da responsabilidade que temos pela frente. Vamos debater todos os temas que interessam ao Brasil de forma aberta, franca, leal e responsável, como sempre OAB agiu. Conquistamos muito nesta gestão para advocacia e para cidadania, mas os desafios que nos esperam agora, nesta quadra histórica, são gigantes, e a OAB não pode falhar”, explicou.

“Seremos intransigentes na defesa das prerrogativas dos advogados, mas cumpriremos o art. 44 do Estatuto da Advocacia e estaremos dia a dia da nação, defendendo a Constituição, as instituições republicanas, o Estado de Direito, os direitos humanos e pugnando por maior igualdade social”, disse.

“Alguns temas merecem reflexão agora: estamos sendo chamados a defender o Conselho Nacional de Justiça. OAB estará ombreada com nossos conselheiros e presidentes trabalhando na defesa do CNJ, que foi um dos maiores ganhos da atualidade na nossa República”, listou.

“Tenho como lema de vida o diálogo e a construção, então sempre defendo as prerrogativas da advocacia, mas também da magistratura e do Ministério Público. Nos momentos mais difíceis da República, fomos os primeiros a defender magistrados. Faremos isso. Defenderemos que a magistratura receba subsídios dignos, mas nos termos da Constituição. Vivemos momento no qual sociedade clama por segurança, saúde, habitação e justiça. Faltam juízes e servidores para o Judiciário, e este tema tem que nortear debate na OAB”, adiantou.

“O tema da corrupção também tem quer se enfrentado. A OAB tem dito e feito: acabamos com possibilidade de financiamento por empresas, o germe da corrupção. Continuaremos buscando a moralização dos costumes políticos, tendo em vista a observância da Constituição. Vivemos crise ética sem  precedentes, que contamina todos os setores da sociedade, que precisa de interlocução de todos. A OAB tem sido chamada para participar deste debate, levando Constituição como nosso maior compromisso”, afirmou.

Marcus Vinicius saudou a primeira manifestação de Claudio Lamachia, dizendo ser evidente se estar de frente com o futuro líder da sociedade civil. “Encerro gestão com consciência do dever cumprido, e este sentimento é multiplicado por concluir o que já sabíamos: estamos delegando o futuro da OAB a este valoroso advogado, filho do Rio Grande do Sul e do Brasil. Somos uma só OAB, somos um só Brasil. E somos todos Claudio Lamachia”, saudou.

Confira aqui a galeria de fotos da cerimônia.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres