OAB Nacional presente à posse da nova diretoria de Tocantins
Brasília e Palmas (TO) – O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, esteve nesta quarta-feira na capital de Tocantins, onde deu posse à nova diretoria da Seccional para o triênio. A chapa vencedora é encabeçada por Walter Ohofugi.
O pronunciamento de Lamachia foi muito aguardado pela advocacia tocantinense. “A Ordem, que se apresenta aos advogados e à sociedade como algo que passa uma instituição de classe, tem um compromisso indelével com a defesa intransigente das nossas prerrogativas, bem como tem compromissos institucionais com a defesa da democracia e da justiça social”, apontou.
Na ocasião, ele também lembrou que as histórias da OAB e da democracia brasileira se confundem. “É por isso que em crises como a que atravessamos no País a nossa entidade, que é a casa da cidadania, é tão demandada. A Ordem não se omite”, completou.
Empossado, Ohofugi pregou a união da classe, a defesa de prerrogativas e um forte combate ao caixa 2 nas eleições. Ele prometeu ainda ser incansável na defesa das prerrogativas. “Vamos buscar a união da classe com uma OAB inclusiva, onde todos possam participar independente do perfilhamento no último pleito. As eleições acabaram e agora somos todos mais Ordem”, destacou Ohofugi.
Ele também prometeu buscar uma relação harmônica com todos os poderes constituídos, sem omissão. Ohofugi ressaltou o papel da mulher na nova gestão, já que mais da metade dos eleitos são do sexo feminino. Além dele, compõem a diretoria eleita Lucélia Maria Sabino Rodrigues (vice); Celio Henrique Magalhães Rocha (secretário-geral); Graziela Tavares de Souza Reis (secretária-geral adjunta); e Ildo João Cótica Junior (tesoureiro).
O presidente cuja gestão se encerrou no fim de 2015, Epitácio Brandão, desejou boas-vindas à nova diretoria e fez uma prestação de contas detalhadas de todas as conquistas da sua gestão.
Também participaram do evento o governador Marcelo Miranda; o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ronaldo Eurípedes; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado, Marcello Terto e Silva; várias autoridades do Judiciário Federal, do Trabalho, deputados federais, entre outros.