OAB Nacional presente a posse da nova diretoria da seccional do Paraná
Curitiba (PR) - O vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, representou a entidade nesta terça-feira (19), durante a posse da nova diretoria da seccional paranaense da entidade, que terá como presidente o advogado José Augusto Araújo de Noronha.
A cerimônia foi prestigiada por autoridades como o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, o governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
“Noronha é um homem de Ordem, alguém que conhece a instituição. Tenho a convicção de que Noronha em muito nos auxiliará nos próximos três anos”, afirmou Lamachia.
“A OAB é mais do que uma instituição de classe. A Ordem tem um compromisso com a fiscalização do exercício profissional dos advogados, com a defesa intransigente das prerrogativas da nossa profissão, mas ela também tem compromissos institucionais com a defesa da democracia, das instituições, dos direitos humanos, de uma maior justiça social. A OAB tem uma história que se confunde com a própria história da democracia brasileira. Por isso, em momentos de crise, a nossa instituição é tão demandada. Vivemos uma crise ética e a sociedade busca cada vez mais a presença da instituição, a força da OAB, notadamente pela sua história, pelo seu passado, pelo seu presente e seguramente pelo seu futuro”, frisou Lamachia.
Na ocasião também foram empossados os diretores Airton Martins Molina (vice-presidente), Marilena Indira Winter (secretária-geral), Alexandre Hellender de Quadros (secretário-geral adjunto) e Fabiano Augusto Piazza Baracat (tesoureiro), além dos conselheiros estaduais, presidentes das 47 subseções da Ordem no estado e diretores da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR).
A CAA/PR tem como presidente o advogado Artur Humberto Piancastelli. Também compõem a diretoria a advogada Daniela Ballão Ernlund (vice-presidente), Marcia Helena Bader Maluf Heisler (secretária-geral), Paulo Giovani Fornazari (secretário-geral adjunto), Alessandro Panasolo (tesoureiro), e os diretores Julia Gladis Lacerda Arruda, Iolanda Maria Gomes, José Carlos Dias Neto, Fernando Estevão Deneka e Luciana Carneiro de Lara.
Confiança
Em seu discurso, o novo presidente da Seccional garantiu empenho para honrar a confiança depositada por milhares de advogados paranaenses. “O momento que vivemos é de grandes tormentas. Não desconheço o tamanho das lutas, das responsabilidades, do trabalho e da dedicação que serão necessários nos próximos três anos, mas também conheço o tamanho da confiança depositada em todos nós”, disse .
“Queremos uma OAB para os advogados e para a sociedade. Esse foi o compromisso que assumimos. Recebemos o pedido para que a OAB continue protagonista, exercendo um papel de destaque neste momento grave de crise política, para que o nosso país encontre o caminho democrático e saia dessa lassidão em que se encontra”, afirmou Noronha.
“Estamos sendo convocados a exigir um novo modelo de Estado, livre da corrupção, um processo eleitoral livre do caixa 2, um modelo eleitoral sem manipulação e pessoas com competência para gerir os nossos destinos. A sociedade paranaense pode esperar uma OAB cada vez mais vigilante e combativa na defesa do interesse público”, garantiu.
Noronha também destacou o papel da Ordem na defesa das prerrogativas e na valorização dos advogados. “Não compactuaremos com qualquer tentativa de supressão do Estado de Direito. Todos têm direito à ampla defesa e ao devido processo legal, premissa básica pela qual a OAB sempre lutará. As prerrogativas profissionais serão sempre prioridade na atuação da OAB”, enfatizou.
Conquistas - O ex-presidente da Seccional, agora conselheiro federal, Juliano Breda, iniciou seu discurso agradecendo, emocionado, o apoio dos familiares, amigos, sócios, companheiros da diretoria, conselheiros, presidentes de subseções, membros de comissões, ex-presidentes e os advogados paranaenses pelo apoio durante sua gestão.
Breda destacou as ações e conquistas da advocacia nos últimos três anos como os lançamentos de obras jurídicas comentadas; a realização de cursos da Escola Superior de Advocacia em todas as 47 subseções; a construção de novas sedes; a luta intensa em defesa das prerrogativas; as ações de valorização da advocacia, como a fixação do piso ético para advocacia iniciante; as relações institucionais com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das conquistas nacionais em benefício dos advogados, a exemplo do Simples Nacional, a premiação em Direitos Humanos do projeto OAB Cidadania, a aprovação da lei que obriga a presença de advogados em inquéritos e investigações - proposta formalizada por Breda e apresentada ao presidente do Conselho Federal da OAB – e a aprovação da lei da advocacia dativa pela Assembleia Legislativa do Paraná, entre outras.
“A Ordem não atua pautada por interesses políticos, pessoais ou econômicos. No Paraná, na missão de defender a democracia e a ordem constitucional, agimos com inegável independência e muitas vezes discordamos. Mas as críticas republicanas foram compreendidas e em nenhum momento perdemos a capacidade de diálogo”, afirmou Breda. “Espero ter honrado os mais de 50 mil advogados nos últimos três anos”, finalizou Juliano Breda desejando boa sorte aos novos dirigentes.
Com informações da OAB-PR