Arnoldo Wald elogia papel da OAB na sociedade e atual gestão
Brasília – OAB pode ser a catalisadora do desenvolvimento de nosso país. A opinião é do advogado Arnoldo Wald, que avaliou os últimos anos da entidade e aposta em sua capacidade de beneficiar a classe e a sociedade. Em entrevista, o jurista também tece elogios à atual gestão da Ordem e elogia a união da classe em torno de importantes projetos.
Para Wald, a OAB exerce uma espécie de poder moderador na sociedade, representando a opinião pública nos debates. “Hoje todo o povo passou a conhecer a OAB. Há 30 anos muita gente não conhecia, mas agora todo mundo conhece e sabe o trabalho que está realizando. A entidade se tornou mais popular, mas sem ser demagógica”, avalia.
A atual gestão, segundo Wald, se encerra com chave de ouro com a sanção de dois importantes projetos: a sociedade individual de advogado e a presença destes profissionais em todas as fases do inquérito. Para o jurista, o trabalho do presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho conjugou diálogo e cooperação.
Em momentos de crise como o que o país atravessa, explica Wald, a Ordem pode ser catalisadora do desenvolvimento, não só no modo de solução de conflitos do passado, mas para evitar conflitos futuros e aprimorar o direito pela inovação.
“Fala-se de inovação tecnológica e de gestão, mas há também a jurídica, no sentido de construir novas soluções. Este é o papel que OAB tem desempenhado, acompanhando projetos, estudando soluções. Economista não pode resolver tudo sozinhos, o direito é muito importante. É preciso montar equilíbrio entre economia, política e direito”, disse.
Arnoldo Wald também elogiou a atual gestão da OAB, tendo à frente o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho. “Gestão importante em época difícil na vida econômica do país, tendo realizado bem suas funções de defensor das prerrogativas e dos direitos individuais, aprimorando as normas jurídicas vigentes”, saudou.
Para o jurista, ao defender as prerrogativas dos advogados, a Ordem está, na verdade, garantindo o Estado Democrático de Direito, o direito de defesa e o cumprimento da Constituição. “OAB teve papel série e importante em época de grande transformação da profissão, com ampliação do papel do advogado em ares que se desenvolveram, como direito penal econômico e da concorrência, além de apoiar soluções alternativas, como mediação e arbitragem”, disse.