Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente da OAB recebe magistrados federais em ciclo de palestras

segunda-feira, 23 de novembro de 2015 às 20h08

Brasília – Nesta segunda-feira (23), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, recebeu juízes de todo o Brasil no Ciclo de Palestras do Instituto dos Magistrados Federais (Imafe), ocasião em que debateram questões correlatas à magistratura e à advocacia.

Marcus Vinicius apontou que, a exemplo da OAB, as medidas propostas pelo Ministério Público Federal no combate à corrupção em todos os níveis de governo são determinantes para que o país avance na direção certa.

“Tivemos no Plenário do Conselho Federal da OAB a oportunidade de apreciar todas as medidas. Verificamos que é meritório o fato de termos propostas em nosso País que visem a mudar a estrutura de situações e punições, assegurado o direito de defesa e um processo justo. Na República, a coisa pública está em primeiro lugar”, analisou.

Ele destacou a importância do diálogo entre advocacia e magistratura. “Analisar as propostas conjuntamente é fundamental para levarmos a cabo as diretrizes de tão alvissareira iniciativa”, continuou. “É necessário modificar as estruturas jurídicas no sentido de adotar, dentro do marco constitucional, as medidas preventivas para impedir novas práticas ou pelo menos dificulta-las. O intuito é criar um modelo que não estimule a corrupção, diferente deste atual. Tudo começa na forma como a política é financiada. A corrupção é feita para ressarcir investidores e para fazer caixa para as próximas eleições”.

Além de Marcus Vinicius, compuseram a mesa dos trabalhos Ricardo Leite, presidente do Imafe; Alexandre Vidigal, vice-presidente da entidade e coordenador acadêmico do evento; Francisco Guilherme Bastos, procurador da República; e Pedro Paulo Guerra de Medeiros, conselheiro federal pela OAB-GO e procurador nacional adjunto de defesa das prerrogativas.

(DG)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres