Apenas 32,9% dos candidatos aprovados em Exame da OAB-TO
Brasília, 05/10/2004 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Tocantins registrou um percentual de aprovação de 32,91% entre os candidatos que prestaram o último Exame de Ordem da entidade. Do total de 237 bacharéis em Direito que se inscreveram no exame, 97 candidatos foram aprovados na primeira etapa (objetiva) e apenas 78 obtiveram êxito na segunda etapa, que foi realizada no dia 5 de setembro.
Apesar do percentual de aprovação ter sido baixo, acabou sendo comemorado pela OAB de Tocantins, já que, nas últimas vezes em que o exame foi realizado - abril e agosto de 2004 (primeira etapa) -, os percentuais de aprovação foram de 20,7% e 25%, respectivamente. No exame de abril, 169 estudantes fizeram as provas e apenas 35 foram classificados. Na prova de agosto, 236 bacharéis em Direito se inscreveram e 59 obtiveram aprovação.
À época, o presidente da OAB-TO, Luciano Ayres, já havia atribuído o baixo índice de aprovação à falta de compromisso de algumas instituições de ensino de Direito do Estado com a qualidade de ensino. O resultado da OAB de Tocantins é semelhante aos altos índices de reprovação divulgados pelas demais Seccionais. Em seus últimos exames, as Seccionais registraram média de reprovação de 70%.
O total de aprovados no exame de Ordem de Tocantins ainda pode ser alterado, já que a fase para apresentação de recursos será aberta pela Comissão de Defesa e Prerrogativas na próxima quarta-feira (06) e eles poderão ser protocolados até o dia 9 na sede da OAB de Tocantins.