Menu Mobile

Conteúdo da página

Distrito Federal deve ter 20 mil presos em 2020, diz subsecretário

sexta-feira, 4 de setembro de 2015 às 19h22

Brasília – João Carlos Lóssio, subsecretário do Sistema Penitenciário do DF, apresentou dados recentes sobre a situação da capital, que sofre com déficit de vagas e de servidores: os dois índices não acompanham a evolução no número de presos, que até 2020 deve chegar a 20 mil presos. Os dados foram apresentados no seminário Propostas para Redução da População Carcerária Brasileira, realizado pela OAB Nacional nesta sexta-feira (4).

Segundo o subsecretário, está prevista a abertura de até 4.000 vagas em diversos regimes. Também será lançado em breve, em parceria com a OAB-DF, sistema de agendamento on-line para visita de advogadoa a seus clientes. “Temos que diminuir o fluxo de entrada e aumentar o de saída. Audiências de custódia e tornozeleiras eletrônicas ajudarão muito”, afirmou.

O advogado Alexandre Vieira de Queiroz, membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB, elogiou a abertura do governo do DF para o diálogo, mas apontou falhas graves no sistema carcerário, como a superlotação e o baixo efetivo de agentes, principalmente nos regimes de plantão.

Também criticou o fato de as visitas de familiares serem realizadas apenas durante a semana e a falta de assistência jurídica. “A OAB está preocupada, mas tem de apresentar soluções também. Estamos investindo no agendamento para advogados, reformando parlatórios e na questão do trabalho do preso, além de fazer consultoria jurídica para os presos”, explicou.

Membros da Coordenação da OAB realizaram vistoria em presídios do DF nesta semana e apresentaram outros problemas, como a realização da revista vexatória de familiares de presos e a obrigação de eles usarem apenas roupas brancas, mesma cor dos custodiados.

(IT)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres