Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB e MJ fortalecerão ações conjuntas de vistoria em presídios

quinta-feira, 3 de setembro de 2015 às 22h00

Brasília – A OAB Nacional e o Ministério da Justiça assinaram nesta quinta-feira (3) acordo para aumentar a eficiência e a colaboração entre os dois órgãos em visitas e inspeções de unidades prisionais. O termo foi firmado na abertura do seminário Propostas para a Redução da População Carcerária Brasileira, na sede da Ordem.

O acordo foi assinado pelo presidente da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, e pelo do diretor-geral do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Renato De Vitto, e da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário, Adilson Geraldo da Rocha.

Pelo termo, OAB e MJ buscarão uniformizar os procedimentos de visitas e inspeções em presídios. Para tanto, haverá intercâmbio de informações, métodos e técnicas para aprimorar esses procedimentos, abarcando a adequada utilização de dados e informações coletados, assim como o monitoramento contínuo das unidades.

Conforme Marcus Vinicius, “essa é uma medida de extrema relevância, que garantindo a autonomia das instituições, permitirá uma análise otimizada do quadro atual do sistema carcerário, possibilitando a construção de melhores caminhos para a solução dos problemas”.

O presidente reiterou a importância de medidas como a realização das audiências de custódia como fator de melhorias no sistema. “O déficit atual no sistema carcerário é de 231 mil vagas. Com as audiências de custódia cerca de 100 a 200 mil pessoas deixarão de ser encarceradas. É um projeto missionário, que quando estiver consolidado será reconhecido como algo histórico”.

Renato de Vitto destacou a importância das medidas apontadas pela OAB, como a criação da coordenação de Acompanhamento do sistema Carcerário e a busca do diálogo permanente com as demais instituições ligadas ao sistema. “São atos que convergem para a defesa da cidadania e pelo respeito ao Estado Democrático de Direito”.

O Depen abrirá o banco de dados de inspeções realizadas por seus parceiros para a Coordenação da OAB, que se compromete a ampliar as atividades de inspeção. Os membros dos dois órgãos passarão por treinamento para a coleta de dados uniformizada.

“Esse é um pais continental, com diferenças incríveis de todas as ordens, mas o sistema prisional é igual em todo o país. Parece que tem de sul a norte a mesma capacidade de embrutecer ainda mais o apenado. A sociedade precisa compreender que este trabalho é de defesa de direitos humanos, mas principalmente de defesa da sociedade. Quando se consegue reverter esse quadro, quem ganha é a sociedade”, destacou o presidente da coordenação, Adilson Geraldo da Rocha.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres