Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB parabeniza o jurista Paulo Bonavides por seus 90 anos

sexta-feira, 8 de maio de 2015 às 16h22

Brasília – A diretoria da OAB Nacional, por meio de seu presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, parabeniza o jurista Paulo Bonavides por seus 90 anos, celebrados neste domingo (10). Medalha Rui Barbosa, Bonavides é um dos mais respeitados constitucionalistas do Brasil.

“É um jurista do Nordeste, do Brasil e do mundo. Bonavides é um dos constitucionalistas mais respeitados da história”, parabenizou Marcus Vinicius. “Apresenta uma imensurável contribuição para o conhecimento jurídico do país, com obras fundamentais sobre democracia participativa, poderes da República, governança, entre outros.”

Em maio de 2014, Bonavides foi empossado como presidente da comissão de juristas formada pela OAB para a elaboração de um anteprojeto do Código Brasileiro de Processo Constitucional. Em 2013, foi o patrono do seminário 25 Anos de Constituição Federal, sendo saudado pelo ministro Luis Roberto Barroso, do STF, como “um homem à frente de seu tempo, um homem de ideias, o pai do constitucionalismo democrático brasileiro”. Foi agraciado com a Medalha Rui Barbosa em 1996.

Paulo Bonavides nasceu em 10 de maio de 1925, no município de Patos (PB). Começa a trilhar os caminhos jurídicos em 1943, quando ingressa na Faculdade de Direito da UFC. Deu continuidade à faculdade, a partir de outubro de 1945, pela Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou. Em 1958, tornou-se doutor e professor catedrático da Faculdade de Direito do Ceará.

Autor de diversas obras, especialmente nos campos do Direito Constitucional e da Ciência Política, Bonavides consagrou-se entre os mais notáveis juristas brasileiros.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres