OAB Nacional homenageará mulheres em sessão plenária de março
Brasília – Na próxima segunda-feira (16), por ocasião da sessão plenária de março da OAB Nacional, sete mulheres serão homenageadas por suas trajetórias de destaque em carreiras da Justiça. Dentre elas, a judoca piauiense Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e três vezes detentora da medalha de bronze em Mundiais e a vice-presidente do STF, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ressalta a necessidade de reconhecimento às conquistas femininas. “A mulher é dona de um capricho singular, de uma dedicação ímpar. Março é sempre um mês de comemoração em todo o mundo, mas deve também ser de reflexão e busca por uma igualdade não apenas formal como também material”, entende.
Na sessão do Conselho Pleno da OAB de segunda-feira, as seguintes mulheres serão homenageadas:
- Sarah Menezes – Judoca
- Cármen Lúcia Antunes Rocha – Ministra, Vice-Presidente do STF
- Maria Cristina Irigoyen Peduzzi – Ministra do TST e Conselheira do CNJ
- Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha – Presidente do STM
- Gisela Gondin Ramos – Conselheira do CNJ
- Deborah Ciocci – Conselheira do CNJ
COEFICIENTE
Na Ordem dos Advogados do Brasil, foi determinada a participação obrigatória de 30% de mulheres na composição das chapas em eleições. Além disso, as advogadas serão 30% das conselheiras em todo o país, estimulando a participação feminina na entidade. Já no âmbito da reforma política democrática, a OAB pleiteia a participação paritária entre homens e mulheres. “Queremos que a igualdade numérica verificada entre eleitores mulheres e homens se reflita na representatividade desses eleitores e na presença delas no Congresso Nacional”, completa Marcus Vinicius.