Menu Mobile

Conteúdo da página

Reforma política: OAB-MS tem como meta coletar 100 mil assinaturas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015 às 18h00

Campo Grande (MS) – Em visita a Campo Grande nesta quinta-feira (29), o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, debateu com o presidente da Ordem no Mato Grosso do Sul, Júlio Cezar Souza Rodrigues, as ações da Seccional em favor do projeto de Reforma Política Democrática capitaneado pela instituição. A meta de MS é a coleta de 100 mil assinaturas de apoio ao projeto de iniciativa popular.

“Esse é um projeto que resgata a luta pela democracia, uma das bases da nossa instituição”, afirmou Marcus Vinicius em coletiva de imprensa a jornalistas de Campo Grande. O presidente da OAB Nacional elencou como pontos principais do projeto, apoiado por mais de 100 entidades da sociedade civil, o fim do financiamento de empresas privadas a campanhas e políticos, a diminuição no número de candidatos e a maior participação das mulheres nos pleitos.

A presidente da Comissão de Defesa da República e da Democracia e Reforma Política da OAB-MS, Grezziela Saldanha Sabino, apresentou o relatório de ações da Seccional, que incluem contato direto de membros da Comissão com as entidades apoiadoras, como CNBB e lideranças comerciais e comunitárias em todo o Estado.

Os presidentes das Subseções da OAB em MS são responsáveis pela coleta de assinaturas em suas comarcas, com objetivo de 10% dos eleitores do Estado. A Caravana de Coleta de Assinaturas visitará 13 cidades-polo para esforço concentrado de coleta. Ações em locais movimentados dos grandes centros urbanos também surtiram efeito.

O apoio da Arquidiocese de Campo Grande foi de grande importância para a ação da OAB. As principais igrejas da capital instalaram pontos de coleta de assinaturas e também fornecem listas para que os fieis possam recolher mais assinaturas em seus bairros. A Seccional de MS também realiza ações nas universidades do Estado, com a realização de palestras sobre o projeto.

CONQUISTAS

O presidente nacional da OAB e também reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Paschoal Carmello Leandro, e com o futuro presidente, o desembargador João Maria Lós. As melhorias no sistema de peticionamento eletrônico, a sustentação oral por videoconferência e a suspensão de prazos no final do ano foram apontadas como conquistas importantes junto ao tribunal. “Sabemos das dificuldades enfrentadas pela advocacia e essa proximidade com a Ordem nos garante um trabalho eficiente”, disse o desembargador Paschoal.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres