Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional participa do Encontro de Caixas de Assistência, no RS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 às 11h57

Canela (RS) - Na noite desta quinta-feira (4), na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, foi aberto o XXXIII Encontro Nacional de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados (Concad). No evento, estavam presentes os presidentes das 27 Caixas do País. O encontro, que tem como objetivo a integração e a troca de experiências entre as entidades,segue com debates ao longo desta sexta-feira (5), visando o desenvolvimento de ações conjuntas para proporcionar assistência qualificada aos cerca de 850 mil advogados inscritos na OAB e seus dependentes.

Compuseram a mesa de honra, representando o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, o vice-presidente; Claudio Lamachia; o diretor-tesoureiro do CFOAB, Antônio Oneildo Ferreira; o presidente da Coordenação Nacional das Caixas (Concad) e presidente da CAA-SC, Paulo Marcondes Brincas; a presidente da CAA-RS e anfitriã do evento, Rosane Ramos; o presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci; o presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; o presidente do FIDA – Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados, conselheiro federal da OAB Alagoas, Felipe Sarmento Cordeiro; o diretor-geral da ENA – Escola Nacional da Advocacia, Henri Clay de Andrade; o presidente da subseção da OAB Canela/Gramado, Ariel Stopassola; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Francisco José Moesch; e a vice-prefeita de Canela, Cleomar Port.

Em seu discurso, Lamachia prestou contas das ações empreendidas pelo Conselho Federal da OAB e destacou a importância das Caixas de Assistência. “Não tive a honra de ser um presidente de Caixa, como o amigo Santa Cruz, pois a união de esforços entre OAB e CAA é fundamental”. Segundo ele, “as Caixas, a Concad e o FIDA são essenciais para o sucesso do Sistema OAB, viabilizando o braço assistencial para os advogados por meio de convênios”, lembrando as parcerias com a Caixa Econômica Federal, TAM Linhas Aéreas e as áreas de gestão digital.

Rosane Ramos destacou a honra de receber os dirigentes de todo o País para debater temas fortes de interesse da advocacia. “Esse encontro é a demonstração clara de que as Caixas vão do Caburaí (Roraima) ao Chuí (Rio Grande do Sul)”, disse a presidente da CAA-RS, fazendo referência aos extremos de norte a sul do Brasil. Conforme Rosane, o evento da Concad tem um caráter de reunir a família caixista em prol da assistência. “Enquanto a OAB tem a missão de cuidar da advocacia, nós, das Caixas, temos o trabalho de cuidar do advogado e da sua família”, afirmou.

Como presidente da seccional anfitriã, Bertoluci agradeceu a presença dos dirigentes de Caixas e de OABs, “irmanados num encontro de integração e trabalho voluntário pela classe e seus familiares”. Para o presidente da Ordem gaúcha, a CAA exerce um papel indispensável para a qualificação do exercício profissional, exemplificando nas ações de inclusão digital da CAA-RS junto às subseções da OAB-RS. “Uma das missões mais caras da OAB é essa dimensão social e de cidadania que as Caixas desempenham. Sejam todos bem-vindos para um encontro de união e trabalho”, declarou.

Ao frisar o trabalho de apoio do FIDA às Caixas de todo o País, Sarmento fez um resgate das ações desenvolvidas. Segundo ele, a campanha nacional de vacinação foi um marco de integração entre todas as Caixas, proporcionando mais de 40 mil doses, num investimento de R$ 1 milhão. “Nossa atuação deve ser base para o advogado de todas as regiões. A parceria entre a Caixa e a Ordem valoriza e fortalece o Sistema OAB, pois o objetivo final é garantir a qualidade de serviços e benefícios aos advogados brasileiros”, ressaltou.

Brincas, por sua vez, resgatou a história da Concad, que surgiu há 30 anos como um foro de troca de ideias e de experiências. “Hoje, a Concad é um órgão do CFOAB; é gerador de novos benefícios, projetos e inovações. Juntos, já conquistamos programas nacionais, como a vacinação, o futuro sistema de saúde da advocacia, investimentos do FIDA, as parcerias com a ENA na área digital, entre outros. Por isso, buscamos mais, pois a advocacia é a classe mais organizada do Brasil. Atuando de forma unida, pode se fortalecer ainda mais. Neste sentido, temos o desafio de trazer cada vez mais os profissionais e seus familiares para o convívio das Caixas, utilizando convênios e benefícios em diversos segmentos do mercado, interessados nas possibilidades de uma classe de 850 mil inscritos”, argumentou.

Durante a cerimônia, Lamachia, Brincas e Santa Cruz receberam uma placa de homenagem e de agradecimento pelos serviços prestados à advocacia. Ao final da solenidade, foi prestada uma homenagem ao conselheiro federal pela OAB Acre Fernando Tadeu Pierro, falecido em novembro deste ano.

Presenças

Estavam presentes ainda o vice-presidente da CAA-RS, Pedro Zanette Alfonsin; a secretária-geral, Cinara Frosi Tedesco; o secretário-geral adjunto, Gilberto Kerber; o dretor-tesoureiro, André Sonntag; o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor-tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o vice-coordenador da Concad, coordenador da Região Sudeste e presidente da CAA-DF, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres; o secretário adjunto da Concad, coordenador da Região Norte e presidente da CAA-RO, Manoel Veríssimo Neto; o diretor-tesoureiro da Concad, coordenador da Região Nordeste e presidente da CAA-PB, Carlos Fábio Ismael; o presidente da Comissão Nacional de Previdência Social do CFOAB, Jefferson Kravichichyn; o diretor-geral da ESA, Rafael Canterji; entre outros.

O evento da Concad foi totalmente patrocinado pela Qualicorp, IBBCA, Kodak, Bonjour, Promad e FIDA.

Com informações da OAB-RS

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres