Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB promove fortalecimento de relações com Ordem de Frankfurt

quarta-feira, 22 de outubro de 2014 às 14h26

Rio de Janeiro (RJ) – A diretoria da OAB Nacional reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22) com comitiva de juristas alemães que participa da XXII Conferência Nacional dos Advogados, no Rio de Janeiro. O encontro trouxe pauta para o fortalecimento das relações institucionais e jurídicas entre os dois países, além de troca de ideias e compromissos entre os participantes.

O vice-presidente da OAB, Claudio Lamachia, representou o presidente, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Também participaram do encontro o diretor tesoureiro, Antonio Oneildo, os membros honorários vitalícios Cezar Britto e Roberto Antonio Busato, e a conselheira federal Cléa Carpi. Pela Ordem dos Advogdos de Frankfurt, Michael Griem (presidente), Christine Hofmann (diretora geral) e Miguel Rodrigues (advogado), além de Martin Morgenthaler, representante da Nova Associação dos Juízes da Alemanha.

Michael Griem propôs o fortalecimento da união entre as duas Ordens por meio de intercâmbio entre jovens advogados, “visando à troca de experiências jurídicas”. O dirigente alemão elogiou o envolvimento da OAB na defesa dos direitos humanos e se mostrou interessado nas informações gerais sobre os problemas e os desafios da advocacia no Brasil.

Os membros honorários vitalícios Cezar Britto e Roberto Antonio Busato relembraram que o Brasil e a Alemanha já promovem intercâmbios. Advogados brasileiros costumam visitar instituições jurídicas no país germânico, além de conhecer tribunais, fóruns e outros órgãos da estrutura jurídica. Os profissionais alemães também vêm ao Brasil para intercâmbio de 40 dias em escritórios brasileiros.

“É muito importante esse intercâmbio”, afirmou o vice-presidente, Claudio Lamachia. “Quando estive na Alemanha pude conhecer universidades e tribunais e pude ver que é um país de muito conhecimento e grande interesse pela advocacia. Seria interessante desenvolver um intercâmbio entre advogados e diretores de Ordem.”

Antonio Oneildo explicou aos juristas alemães o envolvimento da OAB na luta contra a ditadura militar, principalmente pela atuação do advogado Sobral Pinto. O dirigente enviará à Alemanha cópias do documentário sobre o jurista, produzido pela Ordem. Cléa Carpi e Christine Hofmann foram designadas as responsáveis pela elaboração de medidas para fortalecer o intercâmbio entre a Ordem dos Advogados do Brasil e a Ordem dos Advogados de Frankfurt.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres