Menu Mobile

Conteúdo da página

“A OAB sustenta a democracia”, afirma Patrono da Advocacia Trabalhista

segunda-feira, 8 de setembro de 2014 às 08h35

Brasília – Em entrevista à Assessoria de Imprensa da OAB Nacional, o presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais e conselheiro federal da OAB, Nilton Correia, falou do sentimento de ser agraciado pela Associação Brasileira de Direito Trabalhista (Abrat) como Patrono Nacional da Advocacia Trabalhista, título que será entregue durante o XXXVI Congresso Nacional de Advogados Trabalhistas (Conat), que será realizado de 10 a 12 de setembro de 2014 em Belo Horizonte (MG).

Com experiência de 43 anos no Direito do Trabalho, Nilton Correia presidiu a Abrat de 2004 a 2006 e, em seguida, a Associação Luso-Brasileira de Direito do Trabalho. Considera a Constituição Federal de 1988 e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) fundamentais para a garantia dos direitos sociais do cidadão e do trabalhador. Acompanhe abaixo a entrevista.

Qual o sentimento em ser escolhido Patrono Nacional da Advocacia Trabalhista?

Trata-se da maior comenda do advogado trabalhista no Brasil. É um reconhecimento pelos trabalhos realizados tanto sob a perspectiva de defesa da advocacia trabalhista quanto pela perspectiva de defesa do Direito do Trabalho. Acho que é uma recompensa por esse percurso de mais de 40 anos atuando no segmento, então que eu sirva como alguém a ser tomado como exemplo de conduta ética. Sempre procurei exercer uma advocacia combativa, forte, mas pautada pela ética com clientes, colegas e com os princípios do Direito do Trabalho. Vale muito pessoalmente, mas minha gratidão é pelo lado profissional.

Como se encontra hoje o Direito do Trabalho no Brasil?

Podemos dizer que tem destaque em âmbito mundial, principalmente após a Constituição. Eu pauto os direitos trabalhistas dentro de uma projeção que passa pela preservação da dignidade da pessoa humana. Entretanto, há uma crítica severa ao Direito do Trabalho no Brasil relacionada ao volume de demandas, que é elevado em função da pequena penalização pelo não cumprimento das leis do Trabalho. É fácil e barato descumprir, sobretudo para instituições financeiras. Por exemplo, com o dinheiro que ela pagaria uma rescisão, quando o processo chega no Ministério do Trabalho é possível pagar duas ou três. Por incrível que pareça, é vantajoso ser inadimplente. Assim, a Justiça do Trabalho encontra-se com um notável inchaço. As punições deveriam ser mais didáticas e exemplares, que servissem de sinal para uma conduta não se repetir. Em via de regra, atingindo medidas financeiras.

Qual o papel da CLT no contexto brasileiro?

Importantíssimo. É um documento que marcou uma nova trajetória no Direito do Trabalho e deu ao trabalhador segurança jurídica mínima, de pisos de direitos. Ele sabe que o patrão não pode transgredir tanto. Em direitos sociais, o conceito é invertido: vive-se do mínimo e não do máximo. E a CLT foi esse cimento, a partir do qual não se pode descer mais. Há um esforço de levantar esse chão, e a marca é a Constituição Brasileira. Uma reclamação trabalhista de 30 anos atrás e uma de hoje são completamente diferentes, sendo que as atuais têm uma projeção social muito maior. Hoje se contempla saúde, lazer, educação e uma série de outras coisas. Uma hora-extra, hoje em dia, contempla lesão a todos esses direitos citados, entrando na esfera do dano existencial. Por isso o advogado trabalhista não se configura um operador do Direito, mas sim um construtor do Direito. O operador é quem aplica.

O que o senhor espera dos debates do Conat, em Belo Horizonte?

Todas as edições do Conat se caracterizam pela apresentação de propostas de vanguarda. Ele nunca é um congresso de regressão, conservador, sempre tem a perspectiva de avanço e progresso. Tenho a certeza de que esta edição será da mesma forma, tanto quanto à advocacia como ao Direito do Trabalho. Haverá palestras sobre direitos coletivos, novas formas de trabalho como aquele realizado à distância, terceirização, honorários trabalhistas, métodos precários e outros temas interessantes.

Enquanto advogado, como o senhor avalia o papel da OAB na democracia?

A função da OAB é fundamental na sociedade. A presença dela como instituição que sustenta a democracia é determinante, está numa linha paralela com a democratização da sociedade brasileira. A OAB foi o foco de resistência mais presente sempre quando o sistema democrático foi quebrado. No campo do Direito do Trabalho, a Ordem atuou brilhantemente na Constituinte, dando ao Direito do Trabalho uma nova roupagem. Hoje continua atuando e com o apoio irrestrito da Abrat, pois são entidades irmãs.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres