Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional presente à Conferência Estadual dos Advogados da Bahia

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 14h12

Ilhéus (BA) - O vice-presidente da OAB Nacional Claudio Lamachia participou na noite desta quinta-feira (28) da abertura da Conferência Estadual dos Advogados, promovida pela Seccional da Bahia na cidade de Ilhéus, no sul do estado.  Ao lado do presidente do FIDA, Felipe Sarmento, do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz, e do presidente da subseção de Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, Lamachia participou ainda da inauguração da sede própria da subseção mais antiga da Bahia, pondo fim a uma espera de 79 anos.

Representando o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Claudio Lamachia fez a fala de encerramento da cerimônia de abertura da conferência. Gaúcho, ele saudou os advogados baianos “trazendo um abraço do presidente Marcus Vinicius e do Rio Grande do Sul à Bahia, terra de Ruy Barbosa, nosso maior advogado, e a Ilhéus e Itabuna, terra de Jorge Amado”.

O vice-presidente nacional fez um breve balanço das mais recentes conquistas da advocacia, resultantes do trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pela OAB Nacional com as seccionais. Ele destacou a inclusão da advocacia no Supersimples, “forjada com a vontade de cada membro do conselho federal e dos presidente de seccionais, esta conquista  fortalecerá e muito a advocacia”, e abordou as vitórias que a OAB está perseguindo, como a criminalização das violações das prerrogativas.

Lamachia afirmou ainda que a advocacia terá muito a ganhar com o novo CPC, como “as férias entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, a vedação da compensação dos honorários, a contagem de prazos em dias úteis e honorários de sucumbência de 2º grau”, enumerou.

Lamachia também parabenizou o presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, pela vitória obtida no STF contra a instalação do turnão, o turno único de trabalho das 8h às 15h no âmbito do Judiciário Baiano. Luiz Viana definiu o caso do turnão como uma vitória da advocacia, mas também da cidadania. “O acesso à Justiça é direito fundamental. Prevaleceu a voz constitucional dos cidadãos", reiterou.

Luiz Viana destacou a importância dos advogados e suas prerrogativas para a democracia e a justiça. “As prerrogativas existem para que existam advogados suficientemente livres e independentes para dizer o que as autoridades não querem ouvir”, afirmou.

O presidente baiano também ressaltou a posição da seccional contra a agregação das comarcas no estado, definida no Colégio de Presidentes de Subseções que antecedeu a abertura da Conferência Estadual. Viana também homenageou o advogado, professor e conselheiro seccional Israel Nunes, falecido no início do mês.

Ilhéus ganha sede própria

Antes da abertura da Conferência, Claudio Lamachia e o presidente do FIDA Felipe Sarmento acompanharam o presidente da OAB-BA Luiz Viana na inauguração da sede própria da Subseção de Ilhéus, a mais antiga da Bahia, adquirida com recursos do FIDA. A sede própria foi um compromisso de gestão de Luiz Viana com os advogados da região que encerrou uma espera de 79 anos e é o primeiro imóvel do país em afetação ao FIDA. “O que acontece hoje na Bahia é um símbolo para outras OABs e outras subseções em todo o país”, disse Luiz Viana, que agradeceu a Felipe Sarmento, Lamachia e “ao presidente Marcus Vinícius Furtado Côelho, um bâtonnier extraordinário, como uma gestão profícua na OAB Nacional, por mais esta Casa da Liberdade”.

Com informações da OAB-BA

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres