Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional presente na Conferência dos Advogados de Pernambuco

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 07h10

Recife (PE) – A OAB Nacional participou nesta quarta-feira (27) da abertura da Conferência dos Advogados do Estado de Pernambuco, que contou com a participação de centenas de profissionais e estudantes. Segundo o vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia, “os advogados, os verdadeiros defensores da cidadania, devem estar muito orgulhosos da nossa instituição. A Ordem dos Advogados do Brasil é a instituição de maior credibilidade entre aqueles que a conhecem".

Em nome do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Lamachia destacou que este é o momento de prestar contas à advocacia, de dizer o que a OAB está fazendo pela advocacia e pela cidadania e elencou uma série de conquistas que a atual gestão alcançou, como a inclusão da advocacia no Supersimples, a efetividade plena de defesa das prerrogativas, a PEC dos precatórios, o fim do voto secreto no Congresso. O vice-presidente também pontuou alguns projetos que a OAB está lutando para conquistar como as importantes alterações no novo Código de Processo Civil, proibição da verba honorária, contagem de prazos em dias úteis, honorários sucumbenciais de 2º grau, sucumbência na Justiça do Trabalho, criminalização da violação das prerrogativas dos advogados.

Lamachia destacou, ainda, que “as conferências são verdadeiras oportunidades de reafirmação do protagonismo da OAB debatendo temas da maior relevância para a advocacia e para a cidadania. Todos nós temos que comemorar esta verdadeira obra coletiva que hoje nós estamos escrevendo na Ordem dos Advogados do Brasil, essa instituição cuja história se confunde com a própria história do Brasil”.

O evento contou com a coordenação geral do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves. A palestra de abertura foi feita pelo professor e jurista José Afonso da Silva, considerado o maior constitucionalista brasileiro. A conselheira do CNJ, Gisela Gondim; os ministros do STJ, João Otávio Noronha e Sebastião Reis; e o ex-ministro do STF e da Corte de Haia, Francisco Rezek, também estiveram presentes ao evento.

Formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Joaquim Correia de Carvalho Júnior foi presidente da OAB-PE, no período de 1971 a 1975. Ex-procurador geral do Estado de Pernambuco e ex-professor de direito comercial da UFPE, “Correinha”, como é carinhosamente chamado pela classe, também intergrou a Comissão do Ministério da Justiça encarregada da reforma do Código de Processo Civil, no ano de 1985.

Na ocasião houve a entrega da Medalha José Cavalcanti Neves, para Joaquim Correia de Carvalho Júnior, o primeiro advogado a receber a comenda máxima da OAB-PE.

José Cavalcanti Neves, que dá nome a Medalha, bacharelou-se em 1944 pela UFPE. No mesmo ano se inscreveu na OAB-PE, onde tornou-se conselheiro em 1955 e presidente em 1957. Foi também presidente nacional da OAB, no período de 1971 a 1973.

Com informações da OAB-PE

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres