Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional presente na inauguração da nova sede da OAB São Paulo

segunda-feira, 25 de agosto de 2014 às 20h04

São Paulo (SP) – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou da solenidade de inauguração oficial da nova sede da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. O prédio histórico – que passou por 18 meses de restauração e recebeu o nome de Edifício Plínio Barreto – fica no centro de São Paulo, em localização estratégica nas imediações do Palácio da Justiça, do Ministério Público Estadual, do Fórum João Mendes, da Câmara Municipal, da Praça da Sé e do Largo São Francisco, que sedia a Faculdade de Direito da USP.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho e o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, receberam o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; o ministro da Secretaria Federal da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos; a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o deputado federal por São Paulo e presidente da Frente Parlamentar da Advocacia, Arnaldo Faria de Sá; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os Membros Honorários Vitalícios Cezar Britto; Ophir Cavalcante Junior; Roberto Antônio Busato e Rubens Aprobato.

Em seu pronunciamento, Marcus Vinicius destacou o contexto histórico para a advocacia paulista. “A antiga sede da Ordem, que agora funcionará como sede da Escola Superior da Advocacia de São Paulo, foi inaugurada quando haviam cerca de três mil advogados no Estado. Hoje, são 350 mil profissionais em mais de duzentas subseções e mais de 15 mil escritórios. Portanto, São Paulo merece e estava mais do que na hora de ganhar uma sede à altura da importância não somente numérica, mas também qualitativa que representa para a Justiça do País”, disse. O presidente nacional da OAB também enumerou as recentes conquistas da advocacia no âmbito federal, com destaque para a inclusão das atividades advocatícias no Simples.

Claudio Lamachia, vice-presidente nacional da OAB, comemorou o que chamou de “momento de simbolismo” para São Paulo. “A gestão do presidente Marcos da Costa está realizando o sonho de toda uma categoria, acalentado por muitos anos. A infraestrutura deste espaço é extraordinária e reflete a importância, a pujança da advocacia e do cidadão paulista. A advocacia representa a cidadania e, por via de consequência, tem de sempre reafirmar seu compromisso com as causas democráticas”, frisou Lamachia.

Marcos da Costa, por sua vez, destacou a parceria com a OAB Nacional para o cumprimento de mais este objetivo. “Trata-se do primeiro grande investimento em 82 anos de OAB São Paulo. E não seria possível – pelo menos da maneira que se deu – sem o fundamental apoio do Conselho Federal da Ordem. Esta inauguração também é a readequação da seccional a uma realidade completamente diferente que hoje vive a advocacia paulista. Ao passo que toda a gestão administrativa e estratégica ficará reunida neste prédio, a ESA ocupará a antiga sede, pois assim não deixamos em segundo plano a capacitação e o aperfeiçoamento”, explicou.

Também estiveram presentes os presidentes das seccionais da OAB Ceará, Valdetário Monteiro; da OAB Mato Grosso do Sul, Júlio César Rodrigues; da OAB Rondônia, Andrey Cavalcante; da OAB Rio Grande do Sul, Marcelo Bertoluci; e da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santacruz.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres