Menu Mobile

Conteúdo da página

Durante homenagem do IASP, juristas e ministros elogiam atuação da OAB

sexta-feira, 23 de maio de 2014 às 18h58

São Paulo (SP) – A cerimônia de homenagem do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) ao presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, contou com a presença de centenas de pessoas, dentre elas renomados políticos, advogados e juristas, bem como representantes de importantes instituições jurídicas como Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal Justiça (STJ). O evento, promovido pelo IASP, foi realizado nesta sexta-feira (23) em São Paulo.

A homenagem do IASP ao presidente da OAB contou com a presença de centenas de convidados. Estiveram presentes José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro, presidente do instituto; Ricardo Lewandowski, ministro do STF; Sidnei Beneti e Ricardo Villas Bôas Cueva, ministros do STJ; José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Fábio Prieto, presidente do TRF-3; Técio Lins e Silva, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros; Arnaldo Faria de Sá, deputado presidente da Frente Parlamentar da Advocacia; Arnoldo Wald, advogado e jurista; Fernando Fragoso, ex-presidente do IAB; e os conselheiros Luiz Flavio Borges D'Urso, Marcio Kayatt e Aloisio Lacerda Medeiros.

“A advocacia brasileira está em festa neste momento em que um instituto centenário como o IASP celebra uma reunião para unir esforços em defesa das prerrogativas e da valorização da profissão para que o advogado seja um instrumento do Estado Democrático de Direito”, comentou o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado. 

Marcus Vinicius ressaltou que o advogado atua em defesa da democracia. “Em cada causa que milita, o advogado tem o papel da defesa de direito que persevera, na verdade ele está lutando por algo maior. Esta união do IASP com a OAB deve ser celebrada. É de fato um momento histórico para discussão dos desafios e perspectivas da advocacia”.

Na ocasião, o presidente foi saudado pela condução da entidade no relacionamento com os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Confira abaixo o que cada representante comentou sobre sua atuação:

Juristas

O membro honorário vitalício da OAB, Mario Sergio Duarte Garcia, destacou a atuação do presidente da entidade. “A homenagem representa o reconhecimento pelo trabalho q ele vem realizando à frente do Conselho Federal. É uma atuação eficiente,  tem defendido os interesses da classe. Ele tem mobilidade, hoje está em São Paulo, amanhã em outro estado. Ele está fazendo um trabalho importante e tem tomado providências, tido iniciativas válidas e úteis. O IASP merece ter como homenageado o presidente Marcus Vinicius”.

O jurista Arnoldo Wald, por sua vez, enfatizou a aproximação da OAB com a sociedade. “A aproximação é ainda maior entre a OAB e a sociedade civil. Fui conselheiro federal por mais de 20 anos, sei das dificuldades que a Ordem encontra quando quer preencher plenamente suas funções, como tem acontecido nesses últimos anos. O nosso presidente tem estado presente em todas as ocasiões e áreas, desde os casos no STF, no Congresso e no Executivo. É a ocasião para a advocacia reafirmar sua presença tão importante na garantia do Estado de direito num momento de crise, em que é importante que o Brasil possa reafirmar sua fé no direito, nas liberdades individuais, liberdade econômica e no desenvolvimento social. Na realidade, o direito é o grande fomento do nosso desenvolvimento”.

Parlamentar

Para o presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Democracia, deputado federal Arnaldo Faria Sá (PTB-SP), o presidente da OAB Nacional faz política com habilidade ao se relacionar com os poderes. “A homenagem ao presidente Marcus Vinicius é muito importante, ele nos surpreende positivamente. Ele sabe desobstruir as relações da Ordem com o Congresso, com o Supremo, com o governo. É preciso fazer política, mas ela tem que ser feita com habilidade e honestidade”.

STF

“É uma conjunção de esforços de dois institutos que têm funções distintas. O IASP, um instituto antigo, com uma vertente intelectual e científica. De outra parte, a tradicional Ordem dos Advogados do Brasil, que tem supervisiona o trabalho dos advogados, num viés mais pragmático”, destacou o ministro do STF Ricardo Lewandowski sobre a homenagem.

Lewandowski falou também sobre a profissão de advogado do mundo atual e como Furtado consegue lidar com essa realidade. “Hoje estamos aqui para homenagear o presidente Marcus Vinicius, que nos trará uma visão muito interessante sobe o futuro da profissão do advogado. É importante refletirmos sobre esse tema, principalmente num mundo globalizado. Não estamos mais voltados para uma comarca como estava o advogado antigo. Vivemos no que Marshal McLuhan chamava de aldeia global. O advogado tem que ter visão mais globalizada e ampla. Certamente o presidente Marcus Vinicius, com sua grande experiência e visão de líder da classe, nos trará isso. Acompanho as suas atividades e vejo que ele tem presença em todo o país, nos mais distantes rincões, fazendo com que as prerrogativas dos advogados prevaleçam”.

STJ

De acordo com o ministro do STJ Ricardo Cueva, o momento é de renovação para a advocacia. “Esse momento marca uma nova advocacia, na qual a OAB assume protagonismo não só na defesa das prerrogativas, mas também na relação do advogado com o poder Judiciário, que é muito importante para que possamos ter o acesso à Justiça mais eficiente. Os advogados cresceram muito em seu papel e eles têm um papel histórico importante no país. É importante que se divulgue e se aperfeiçoe os mecanismos que os advogados têm para participar da construção da Justiça brasileira”.

IAB

O presidente do IAB, Técio Lins e Silva, falou sobre a advocacia confraternizar momentos como essa homenagem. “A advocacia vive dessa solidariedade associativa. Os advogados são muito fraternos e isso é o que mantém a Ordem e as instituições do direito sempre afinadas e ativas. Temos essa vocação para fraternidade, pois exercemos esse sentimento. Somos os representantes perante a Justiça, que leva os conflitos para serem resolvidos. Tudo que represente união, amizade, reconhecimento, é bem-vindo e faz bem a todos nós”.

O ex-presidente do IAB, Fernando Fragoso, também rendeu elogios à gestão de Marcus Vinicius. “É um líder dinâmico, apreciado por toda a advocacia e pela sociedade brasileira. Ele é respeitado pelos três poderes da República. Esse evento demonstra todo esse prestígio. Tive a honra de participar de várias sessões do Conselho Federal e pude testemunhar a elevação de qualidade que a presidência atual tem dado à advocacia brasileira e à sua projeção no cenário nacional. A sociedade certamente tem percebido a necessidade de valorizar a advocacia. O advogado é indispensável à manutenção da Justiça e à postulação de direitos das pessoas perante o Judiciário. Sem uma advocacia qualitativa, independente, competente, não se exerce um dos mais importantes direitos do cidadão, que é o acesso à Justiça”.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres