Menu Mobile

Conteúdo da página

Deu no O Globo: OAB prepara nova contestação, no STF, à Lei da Anistia

segunda-feira, 31 de março de 2014 às 09h07

Brasília - Confira a reportagem de Fernanda Krakovics na edição deste domingo (30) do jornal O Globo, sobre a possibilidade do ajuizamento de uma nova ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revisão da Lei da Anistia.


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se prepara para ajuizar nova ação, no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a revisão da Lei da Anistia. O embasamento é a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em dezembro de 2010, por abusos ocorridos durante a ditadura militar. A CIDH também declarou, na ocasião, sem "efeitos jurídicos" a legislação que impede a punição dos responsáveis por tais atos.


A princípio, o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado, disse que a entidade pretende esperar o julgamento, pelo STF, dos recursos ao julgamento do pedido de revisão da Lei da Anistia para só então ajuizar a nova Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

— Mas se o Supremo demorar muito vamos ajuizar antes — afirmou Furtado.


O STF arquivou, em abril de 2010, ação da OAB que questionava a abrangência da Lei da Anistia para casos de tortura e crimes comuns, cometidos por civis e agentes do Estado durante a ditadura militar. Além da condenação do Brasil pela CIDH, o presidente da Ordem cita a nova composição do Supremo para justificar o ajuizamento de nova ação.


Furtado afirmou, neste domingo, que a revelação feita pelo GLOBO de que o presidente João Batista Figueiredo foi avisado com mais de um mês de antecedência sobre o plano de realizar o atentado do Riocentro reforça a necessidade de o Brasil “fazer um acerto de contas” com sua História.


Ele ainda levantou a possibilidade de Figueiredo também ter sido avisado com antecedência da carta-bomba enviada à OAB em 1980. Esse atentado provocou a morte da secretária da presidência da entidade, Lyda Monteiro da Silva.


— Vi com muita preocupação essa notícia (de que Figueiredo sabia do atentado no Riocentro). Isso vem reforçar a necessidade de o Brasil fazer um acerto de contas com sua História. A bomba do Riocentro coincide com a bomba na OAB. A indagação que se faz é até que ponto o presidente Figueiredo também não tinha conhecimento da bomba dirigida à Ordem — afirmou Furtado.


O Conselho Federal da OAB realiza na manhã desta segunda-feira o ato público “Para Não Repetir”, que relembra os 50 anos do golpe militar.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres