Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal presta homenagem ao Dia da Mulher em sessão

quarta-feira, 19 de março de 2014 às 14h20

Brasília – A sessão do Conselho Federal da OAB desta terça-feira (18) prestou uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. Presidida pela conselheira Cléa Carpi, a sessão solene contou com a presença de advogadas de destaque em várias áreas.

Participaram Margarete Coelho, deputada estadual, Gislaine Caresia, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP, Fernanda Marinela, presidente da Comissão Nacional, a advogada Herilda Balduino, e as conselheiras Maria Luiza de Almeida, Valéria Lauande e Samia Barbieri.

Cléa abriu a sessão especial lembrando a todos da origem do Dia Internacional da Mulher, quando revoltas foram registradas no começo do século 20 por melhores condições de trabalho após a morte de várias operárias em uma fábrica. A conselheira também destacou a importância da Conferência das Nações Unidas sobre os Direitos da Mulher.

Para Fernanda Marinela, presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, a igualdade de gênero evolui a passos lentos, longe de atingir o ideal a ponto de respeitar o prescrito na Constituição da República. “É preciso ser protagonista da história”, afirmou a presidente.

Segundo a deputada estadual Margarete Coelho, uma das participantes da solenidade, é preciso lembrar-se sempre da efetivação dos direitos, especialmente das mulheres, um dos temas da XXII Conferência Nacional dos Advogados, em outubro. “Infelizmente, as mulheres ainda são tratadas como minoria”, disse Margarete.

Um momento importante da sessão solene foi a lembrança do assassinato da diretora tesoureira da subseção de Itaituba, no Pará, em fevereiro. Os conselheiros federais fizeram um minuto de silêncio em homenagem a todas as mulheres vítimas de violência no Brasil.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres