OAB participa de primeira reunião do CJF no interior do País
Londrina (PR), 03/09/2004 - O vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil, Alberto de Paula Machado, destacou hoje (03) a importância da OAB ter participado da primeira sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada no interior de um Estado, como aconteceu hoje na Subseção Judiciária de Londrina (PR). “A OAB sempre reclama que haja transparência no Judiciário”, afirmou Alberto de Paula Machado. “A realização de reuniões do CJF nos Estados e com participação de integrantes da OAB é uma forma excelente de tornar transparente a discussão de temas administrativos e de estruturação da Justiça Federal”.
O convite para que a OAB estivesse presente à reunião foi encaminhado pelo presidente do Superior Tribunal Justiça e do Conselho da Justiça Federal, ministro Edson Vidigal, ao presidente nacional da entidade, Roberto Busato, que designou o advogado Alberto de Paula Machado para ser o representante da OAB.
A reunião do CJF em Londrina foi aberta e alguns advogados puderam participar como ouvintes. Na ocasião, foi anunciada a instalação de duas novas Varas da Justiça Federal em Londrina, em atendimento à reivindicação da advocacia. “Esta foi a primeira vez que o Conselho da Justiça Federal se reuniu em uma cidade do interior. Isso para a advocacia do interior do Paraná foi algo de grande relevância”.
Desde que assumiu a Presidência do CJF, o ministro Edson Vidigal tem realizado sessões em outras cidades, levando convidados do Executivo e do Legislativo. Nas últimas reuniões, participaram deputados federais representantes da Frente Parlamentar dos Advogados, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Edison Lobão (PFL-MA), e o secretário de Reforma do Judiciário, Sérgio Renault.