OAB presente na posse de Gilmar Mendes como ministro efetivo do TSE
Brasília – O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, integrou a mesa da sessão solene no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (13), ocasião em que o presidente da Corte, ministro Marco Aurélio Mello, empossou Gilmar Mendes como ministro efetivo do Tribunal para um mandato de dois anos.
Ao lado de Marcus Vinicius e do ministro Marco Aurélio estiveram o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski; o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão; e os demais ministros do tribunal eleitoral.
É a segunda vez de Gilmar Mendes como ministro efetivo do TSE. Em 18 de dezembro de 2013, foi eleito para assumir a vaga da ministra Cármen Lúcia. Antes disso, ocupou a cadeira entre junho de 2004 e abril de 2006, tendo presidido a Corte Eleitoral de fevereiro a abril de 2006.
Em seu discurso de posse, o ministro destacou a importância de ser efetivado em um ano eleitoral. “Estamos iniciando o processo de eleições e isso desorganiza nossa agenda, interfere nas atividades do Supremo, na atividade acadêmica, mas sem dúvidas é um sacrifício que vale a pena”, afirmou.
O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, acredita que a efetivação de Gilmar Mendes enriquece a Corte Eleitoral. “O ministro possui uma grande experiência em lidar com a jurisprudência e com o Direito. Em um ano decisivo, temos a certeza de que o TSE bem conduzirá as eleições gerais que se aproximam em nosso País. O Tribunal está ainda mais preparado para o desafio eleitoral deste ano”, concluiu.