Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB enaltece o advogado Nelson Mandela

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013 às 22h09

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho lamentou na noite desta quinta-feira (05) o falecimento do advogado, ícone da luta pela igualdade racial, Nelson Mandela.

“O mundo perdeu um grande líder, que lutou pela igualdade de forma pacífica, símbolo da luta pela liberdade”, destacou o presidente da OAB.

Mandela formou-se em Direito em 1943 e logo depois abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul. Foi na lide diária que se conscientizou do abismo que separava negros e brancos no país, o que o motivou a partir para a vida política.

Sua luta em defesa dos direitos humanos é marcada pelo manifesto “Um homem, um voto”, que denunciava a disparidade da concentração do poder em sua pátria, onde 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.

“Tudo parece impossível até que seja feito”

Como líder político Mandela foi perseguido e preso em 1962, quando   iniciou na África do Sul o regime de segregação racial, Apartheid.

Preso por 27 anos, foi libertado em 1990. Três anos depois foi vencedor do prêmio Nobel da Paz e eleito presidente da nação em 1994, ano em que os negros puderam votar pela primeira vez.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres