Menu Mobile

Conteúdo da página

Celso Antonio recebe medalha Sobral Pinto da OAB Nacional

terça-feira, 3 de dezembro de 2013 às 10h10

Brasília – O jurista Celso Antonio Bandeira de Mello foi homenageado durante a sessão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (02). “Esse é um momento solene em que entregamos a medalha Sobral Pinto, que é símbolo das lutas democráticas de nosso país”, ressaltou o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

“Sobral talvez tenha sido o maior jurista brasileiro, ele defendeu a liberdade. Celso Antonio no direito administrativo e constitucional encara a essência da OAB em defesa do individuo em face da força do estado. Celso revolucionou o direto, que antes era visto a partir do estado e para o estado e ele tem a liberdade em sua essência”, destacou o presidente nacional da OAB.

Marcus Vinicius lembrou que a ideia da medalha surgiu esse ano com o lançamento do filme Sobral. Ele disse que uma vez por ano no encerramento das atividades uma personalidade agraciada pela dedicação às atividades da advocacia aos valores republicanos.

Ao receber a homenagem, Celso Antonio disse que é uma honra, sobretudo por que a medalha é daquele que é o advogado dos advogados, Sobral. O jurista lembrou que Sobral praticou inúmeros atos que demonstravam seu amor a liberdade ao defender inúmeros presos políticos. “Ele é um símbolo da advocacia e representa uma imagem difícil de perseguir. Essa medalha tem uma significação imensa”.

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, que também esteve presente na solenidade, disse que Celso Bandeira é um ícone da ciência jurídica brasileira e das lutas democráticas.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres