Comissão da mulher debate problemas sociais com indígenas de RR
Com o objetivo de levantar os problemas relacionados às mulheres, em especial, às indígenas, a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Fernanda Marinela de Sousa Santos, começou neste mês a reunir com representantes de associações. O encontro tratou de problemas sociais vividos naquela comunidade, tais como, o alcoolismo, a violência doméstica e outros.
Fernanda explica que a Comissão pretende dar continuidade ao trabalho em outras comunidades, para depois reunir as informações num documento impresso. Além disso, os dados serão usados para ajudar a pautar políticas junto ao Legislativo e ao Executivo. “A ideia é conduzir junto com a OAB essa pauta de trabalho, levantar essas demandas e poder levar isso aos nossos governantes. A Ordem não tem condições de implementar políticas públicas, mas tem como contribuir nesse processo”.
A reunião foi realizada no dia 04 de setembro com representantes da Organização das Mulheres Indígenas de Roraíma (OMIRR). O encontro foi em Truaru, no município de Boa Vista (RR). Estiveram presentes representantes da organização de mulheres das etnias Macuxi e Wapixana, da terra indígena São Marcos.