Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB de Parnaíba (PI) lança cartilha para cidadão-eleitor

segunda-feira, 23 de agosto de 2004 às 08h00

Brasília, 23/08/2004 - A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Parnaíba (Piauí) e a Diocese local lançaram cartilha destinada a orientar e conscientizar os cidadãos piauienses quanto ao voto em outubro próximo. “Eleição 2004 - Compromisso com a Cidadania”, é o título da cartilha, editada no âmbito da Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral”. Um exemplar foi encaminhado ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, pela conselheira federal da entidade pelo Piauí, Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati.

Segundo a conselheira Fides Angélica, a cartilha expressa “um trabalho de conscientização para participação do pleito eleitoral mediante exigência de postura ética de candidatos e eleitores”. Ela explica que além da Subseção da OAB e da Diocese de Parnaíba, o trabalho contou com apoio de várias entidades da sociedade civil.

A cartilha é um chamamento à reflexão sobre a responsabilidade que cada cidadão deve ter ao escolher seus representantes por meio do voto. Convoca todos, indistintamente, a participar de “um grande mutirão de fiscalização para que a Lei 9.840, único projeto de iniciativa popular - fruto de mais de um milhão de assinaturas coletadas pela CNBB com o apoio da OAB - seja cumprida”.

Em suas 33 páginas, a cartilha faz comentários sobre os objetivos da campanha eleitoral e dedica diversos capítulos à orientação dos cidadãos na hora da escolha dos candidatos, para que ela seja feita de forma consciente e independente. “Não venda seu voto, ele vale muito, voto sério”, “O que significa comprar votos?”, “Quanto você está vendendo seu voto”, “Fique de olho no dinheiro da campanha eleitoral”, e “Quem pode fazer doação” - são títulos de alguns dos artigos que a cartilha traz.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres