Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB enaltece eleição de Vannuchi para Comissão da OEA

sexta-feira, 7 de junho de 2013 às 15h15

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, saudou nesta sexta-feira (6) a eleição do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Paulo Vannuchi, para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA). “Seu trabalho se identifica com os posicionamentos históricos da OAB em defesa dos direitos humanos”, afirmou. “Ele possui uma irresistível vocação para as causas nobres, com certeza vai dignificar a presença brasileira na Comissão”.

A escolha ocorreu na Guatemala, durante assembleia da OEA. Sediado em Washington (EUA), o órgão tem como atribuição avaliar reclamações de violação aos direitos humanos eventualmente praticada em algum dos países membros. Vannuchi foi ministro da Secretaria de Direitos Humanos, entre 2005 e 2010, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é formada por sete membros de países da OEA. Vannuchi concorreu a uma das três vagas que serão abertas no final do ano e disputou contra representantes de Colômbia, Equador e Peru. Também foram eleitos José Jesús Orozco Henríquez, do México, e James Cavallaro, dos Estados Unidos.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres