Menu Mobile

Conteúdo da página

BA e RJ apresentam candidaturas para sediar a XXII Conferência da OAB

terça-feira, 16 de abril de 2013 às 13h23

Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conheceu nesta terça-feira (16) os projetos de candidatura das duas Seccionais interessadas em sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados: Bahia e Rio de Janeiro. As propostas com informações sobre viabilidade técnica, espaço destinado às palestras e debates, capacidade hoteleira, estruturas de transporte e receptivo e o projeto criativo de cada Estado foram apresentados aos diretores da OAB Nacional na sede da entidade por empresas especializadas na organização de eventos e defendidos pelos presidentes das Seccionais da Bahia, Luiz Viana Queiroz, e do Rio de Janeiro, Felipe de Santa Cruz, além de vários conselheiros federais.

Em Porto Seguro, no extremo sul baiano, a ideia é realizar a Conferência na chamada região da Costa do Descobrimento do Brasil, que soma 40 mil leitos, aliando momentos de lazer com os debates importantes para a advocacia. Como sugestão de espaço para a programação técnica, a OAB-BA apresentou o Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento e, como alternativa para eventos paralelos, espaços como o Arraial d´Ajuda Eco Resort. “O diferencial de Porto Seguro está na história e na cultura, principalmente porque lá é o nascedouro do Brasil”, afirmou Luiz Viana.

Já o Rio de Janeiro focou, em seu projeto, a Barra da Tijuca como o bairro ideal para recepcionar a Conferência, uma vez que possui estrutura pronta para a realização de grandes eventos, em especial o Centro de Convenções da Barra da Tijuca. Além de plenários especiais para a programação técnica, o Rio anunciou sua aposta em áreas de convivência para bate-papo, happy hours e momentos de descontração aos advogados “O Rio, por já ter experiência em sediar eventos globais, está preparado para receber a XXII Conferência. Devemos aproveitar este momento para refletir e debater sobre o a advocacia e sobre o seu papel na sociedade”, afirmou Santa Cruz.

Depois de conhecerem as propostas, os diretores da OAB agradeceram o empenho das duas Seccionais e informaram que, a partir de agora, irão trabalhar no estudo das estruturas, realizando visitas técnicas a cada cidade.

O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, descreveu como um privilégio poder vivenciar o rico momento de apresentação das candidaturas baiana e fluminense e destacou que todo o processo de deliberação sobre a sede será pautado pela transparência e democracia. “Assim temos certeza de que a decisão que virá será a melhor para a advocacia. Faremos da XXII Conferência Nacional um grande sucesso por que este é o desejo que nos move no Conselho Federal da OAB”.

O diretor-tesoureiro do Conselho, Antonio Oneildo, afirmou na reunião que a diretoria pensa a XXII Conferência de forma muito democrática e focada num diálogo de grande transparência, com a promoção de debates importantes para a classe. “É com alegria que vamos nos empenhar para fazer uma grande Conferência. A partir de agora faremos os estudos levando em conta a formatação e viabilidade técnica para organizar aquele que é o evento mais importante da advocacia”.

O secretário-geral da OAB, Claudio Souza Neto, agradeceu a apresentação dos dois projetos e disse que a Diretoria recebe com satisfação as candidaturas das duas cidades. “É grande o orgulho que sinto por termos podido conhecer dois projetos caracterizados por tamanha autenticidade, brasilidade e motivação para a realização de uma grande Conferência para a advocacia nacional”, afirmou Souza Neto, acrescentando que, por ser conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, não participará do processo deliberativo da sede.

As últimas cinco edições das Conferências Nacionais foram realizadas nas seguintes cidades:

- Rio de Janeiro (RJ): 1999

- Salvador (BA): 2002

- Florianópolis (SC): 2005

- Natal (RN): 2008

- Curitiba (PR): 2011

Confira os projetos apresentados pela Bahia e pelo Rio de Janeiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres