Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional homenageia advogada de 71 anos aprovada no Exame de Ordem

quarta-feira, 10 de abril de 2013 às 18h34

Brasília - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil prestou homenagem à advogada Darci Mendonça Morena, de 71 anos, recém-concludente do curso de Direito e que foi aprovada na última edição do Exame de Ordem, requisito obrigatório para ingresso nos quadros da advocacia. Baiana de origem e moradora de Vitória, no Espírito Santo, ela já foi aprovada em três concursos públicos, trabalhou por 14 anos na Justiça Federal, foi professora primária e secretária executiva e agora obteve a aprovação no Exame da OAB sem necessidade de cursinho.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, que conduziu a sessão em que ocorreu a homenagem, afirmou que o Conselho decidiu sauda-la por conta de sua capacidade de superação. Darci, que já era funcionária da Justiça Federal e aposentou-se quando completou 70 anos, resolveu fazer o curso de Direito interessada em conhecer mais sobre as leis e acabou aprovada no Exame de Ordem em sua primeira tentativa.

“Darci demonstrou que o Exame de Ordem é algo totalmente acessível para a seleção. No entanto, o que impressionou a diretoria do Conselho Federal foi a sua disposição de se oferecer para atuar como advogada dativa junto à Justiça Federal”, afirmou o presidente nacional da OAB. Como já possui mais de 70 anos e não pode mais se submeter a concurso público, Darci Morena se ofereceu para advogar para aqueles que não têm condições de pagar por um advogado.

Ao agradecer a homenagem, a nova advogada afirmou que não considerou difícil o estudo e a aprovação no Exame de Ordem. “Basta a pessoa se disciplinar e estudar. Eu continuei com minha vida privada, fazendo minhas caminhadas e meu ‘pilates’ e estudava bastante à tarde”, relatou ela para os conselheiros federais presentes.

Ao descrever a importância do Direito, Darci Morena afirmou que as leis regem a vida de todas as pessoas, desde o nascimento à sua morte, o que torna importante estudá-las e oferecer os conhecimentos para cidadãos que não pode pagar por uma assessoria jurídica. “Nossas Defensorias Publicas estão muito abarrotadas. Oferecerei esse auxílio voluntário para quem não tem como pagar”, acrescentou.

A homenagem à advogada foi feita no Pleno pelo conselheiro federal pelo Espírito Santo, Setembrino Idwaldo Netto Pelissari, que afirmou que ela presta um grande exemplo à advocacia nacional. “A nova advogada tornou-se notícia nacional porque demonstrou sua diferença em relação a jovens bacharéis que, ao invés de estudar para passar no Exame, estão procurando ações políticas para retirar o Exame de Ordem da obrigatoriedade”, afirmou. “Meus parabéns por sua luta e vitória. Este Conselho Federal sente-se honrado em recebê-la e deseja-lhe que a sua atividade em favor dos menos favorecidos seja coroada de pleno êxito”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres