Menu Mobile

Conteúdo da página

Advocacia gaúcha adverte para caos no Judiciário de Gravataí

terça-feira, 2 de abril de 2013 às 14h36

Porto Alegre (RS) - O presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul, Marcelo Bertoluci, recebeu o presidente da Subseção da entidade de Gravataí, Deivti Dimitrios Porto dos Santos, acompanhado de sua diretoria e do conselheiro seccional Nelson Schornardie, para discutir o caos instalado naquela Comarca gaúcha. Indignado com os prejuízos que os cidadãos vêm sofrendo quanto à prestação jurisdicional, Dimitrios relatou alguns dos fatores que vêm agravando a crise no Judiciário de Gravataí, como a falta de servidores e de estrutura para a prestação judicial. "Temos apenas três servidores para dar andamento a 22 mil processos na 1ª Vara Cível, por exemplo. Infelizmente, a Justiça em nosso município está na UTI", advertiu.

Marcelo Bertoluci adiantou que a OAB-RS cobrará medidas emergenciais para a Comarca. "Não podemos ficar calados diante deste caos. Infelizmente esta não é uma realidade isolada, e por isso precisamos imediatamente da revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal para sanar os problemas do Judiciário gaúcho".

A Comarca de Gravataí possui 88 mil processos e conta com três Varas Cíveis e uma de Família, que são atendidas por quatro juízes e duas pretoras. Há, também, um anexo com 15 mil processos relacionados à área de Fazenda Pública que são atendidos por cinco estagiários cedidos pelo município. A Comarca têm ainda duas Varas Criminais e um JEC.

Conforme o conselheiro Schornardie, é necessário sensibilizar o Estado para a calamidade do Judiciário local. "É importante um tratamento diferenciado para a Comarca diante do grande desenvolvimento ocorrido na última década, após a implantação do polo automotivo. Passamos da 12º para o 4º lugar em arrecadação no RS, e as questões sociais - em especial os conflitos – também tiveram um enorme aumento, preocupação alertada desde 2003 pela OAB Gravataí".

Indignados: Crise Judiciário de Gravataí

Durante a reunião, o presidente da Subseção da OAB de Gravataí falou do movimento "Indignados: Crise Judiciário de Gravataí", que foi capitaneado pela Ordem local,  juízes,  servidores e representantes dos poderes públicos.

De acordo com Dimitrios a manifestação foi um protesto contra o estado caótico da prestação jurisdicional na Comarca. "Queremos sensibilizar o TJRS para assegurar melhores condições à prestação jurisdicional. Os administradores não podem ser omissos diante desta situação caótica do Fórum e se nada for feito, vamos buscar providências junto ao CNJ", revelou.

Participaram ainda da reunião o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Gravataí, Wilson Klippel Júnior; o vice-presidente da Subseção, Hercules Ramão Perrone; o secretário-geral, Stefano da Fonseca Barbosa; a secretária-geral adjunta, Dalva Sonia da Costa Moreira; o tesoureiro, Diego de Lima Veiga, e a ex-presidente da subseção, Paula Barbosa Vargas. (Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RS).

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres