Menu Mobile

Conteúdo da página

Gurgel elogia campanha da OAB por eleições limpas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 às 15h13

Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, garantiu nesta quarta-feira (27) ao presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, o apoio do Ministério Público à campanha da OAB por eleições limpas. Em audiência no gabinete do PGR, Marcus Vinicius falou sobre o movimento de entidades da sociedade civil para apresentar projeto de lei de iniciativa popular propondo uma reforma política, com foco na proibição do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas.

“Entendemos que é necessária uma reformulação de nosso sistema eleitoral para que possamos combater não apenas as consequências, mas as causas dos problemas da política brasileira”, explicou o presidente nacional da OAB, ao solicitar o engajamento do Ministério Público na campanha. O PGR elogiou a iniciativa e ressaltou que “realmente é preciso banir do cenário eleitoral a doação a campanhas eleitorais por pessoas jurídicas”. Gurgel também lembrou que a Procuradoria Geral da República já emitiu parecer favorável à Ação Direta de Inconstitucionalidade 4650, ajuizada pelo Conselho Federal para banir da legislação eleitoral dispositivos que permitem as doações por empresas às campanhas.

O PGR aproveitou a reunião para enaltecer o trabalho da OAB em defesa da cidadania e do Estado Democrático de Direito no País. “A Procuradoria Geral da República está permanentemente à disposição da OAB para colaborar e ser parceiro nas lutas que sempre foram a marca da entidade ao longo de sua história”, disse Gurgel, destacando também o papel dos advogados na Justiça brasileira. “O advogado é, não só constitucionalmente, mas concretamente essencial à função jurisdicional do Estado.”

Na terça-feira (26), durante reunião do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Gurgel saudou o presidente nacional da Ordem afirmando que ele possui "todas as qualidades para bem preservar representar esta importante carreira e dirigir a OAB".

Ainda no encontro desta quarta-feira, Marcus Vinicius entregou o convite de sua posse solene na Presidência do Conselho Federal da OAB, que será realizada no próximo dia 12 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres