Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB e CNBB intensificarão parceria histórica em prol da sociedade

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013 às 11h38

Brasília – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vão intensificar sua parceria histórica em prol das causas da sociedade brasileira, tendo sempre como norte a justiça, a liberdade e os direitos humanos. A parceria foi reafirmada nesta sexta-feira (08) pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, durante encontro na sede da entidade religiosa. Da reunião participaram também o secretário-geral, dom Leonardo Ulrich Steiner, e o coordenador da Comissão de Justiça e Paz, Carlos Moura.

Durante a visita, Marcus Vinicius entregou ao presidente da CNBB o convite para a cerimônia de sua posse e de toda a nova diretoria do Conselho Federal da OAB, no dia 12 de março, no Centro de Convenções de Brasília. Por sua vez, dom Damasceno fez a entrega a ele do texto base da Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será “Fraternidade e Juventude”. A campanha será lançada na Quarta-Feira de Cinzas na sede da CNBB. Convidado, o presidente nacional da OAB confirmou sua participação no evento e elogiou a entidade por abordar  essa que é uma questão  da atualidade e também ligada ao futuro da Nação - discussão da qual a OAB quer participar, segundo afirmou.

“Grandes causas da nossa República foram exitosas graças à união entre a CNBB e a OAB”, destacou Marcus Vinicius ao final do encontro com dom Damasceno. “São duas entidades históricas que representam a sociedade brasileira e devem permanecer irmanadas na tarefa de bem conduzir grandes temas de interesse da sociedade”, lembrou. Na frente de lutas que será intensificada pelas entidades, ele destacou “a reforma política e também a necessidade de aprofundarmos as conquistas da Lei Ficha Limpa, que é fruto dessa parceria de nossas entidades”.

Ainda entre os principais temas que concentração esforços comuns das entidades, o presidente nacional da OAB apontou marcos regulatórios importantes para a Nação que estão em discussão no Congresso Nacional (tal como o da Mineração) e a reforma no Código Penal. “Essa reforma deve ser feita à luz da dignidade da pessoa humana, pois esse é o grande elo que une OAB e CNBB: a defesa do ser humano como eixo gravitacional da sociedade e do Estado; a compreensão de que a dignidade da pessoa humana é o princípio-mãe de todos os outros princípios e regras do ordenamento jurídico; portanto, OAB e CNBB estarão juntas nesse triênio para conquistamos, em prol da sociedade brasileira, novos avanços em favor da República, da democracia e, principalmente, do ser humano”, afirmou Marcus Vinicius.

Ao se despedir do presidente da OAB após confirmar sua presença na posse da nova diretoria do Conselho Federal, o cardeal Raymundo Damasceno fez a seguinte declaração à imprensa: “Quero aqui felicitar o presidente nacional da OAB, agradecer sua visita à sede da CNBB e aqui manifestar também a ele o nosso desejo de continuar trabalhando juntos, colaborando juntos em todas as causas que dizem respeito ao bem do nosso povo e ao bem da nossa sociedade; nós já temos uma história e uma tradição de termos feito muitas parcerias e trabalhos em conjunto em muitos momentos na vida do nosso país, e queremos continuar essa ação”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres