Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir: título de cidadão paulistano coroa luta por advocacia forte

terça-feira, 11 de dezembro de 2012 às 12h58

São Paulo – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu nesta terça-feira (11) o título de cidadão paulistano, concedido durante sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, realizada na sede da Seccional paulista da OAB. Ao receber a homenagem, Ophir a classificou como o coroamento de uma caminhada, de uma construção diária empenhada pela OAB em prol de uma advocacia forte, de uma Justiça mais acessível e de uma cidadania mais próxima da ideal neste país. “Esse foi o meu propósito desde fevereiro de 2010, quando assumi a Presidência do Conselho Federal. Fico muito feliz de receber esse título de São Paulo, terra em que a meritocracia é fundamental para que um cidadão seja reconhecido”, afirmou o presidente nacional da OAB, destacando a comenda como “das mais importantes já recebidas em sua vida”.

A sessão foi conduzida pelo vereador paulista Floriano Pesaro, proponente do título ao presidente nacional da OAB. Entre as ações que levaram à outorga, Pesaro destacou a atuação de Ophir Cavalcante e as desenvolvidas pela OAB para a garantia dos direitos humanos, em respeito à cidadania e ao Estado Democrático de Direito, além da busca pela boa aplicação da Justiça. Ainda segundo o vereador, as lutas e atuações do presidente da OAB impactaram de forma singular na sociedade brasileira, especialmente quando da edição e aprovação da Lei Complementar 135/10 – conhecida como Lei da Ficha Limpa.

“Ophir tem incentivado os Estados brasileiros a respeitarem e aplicarem essa lei nas contratações e preenchimento de cargos, tendo mobilizado as 27 Seccionais da entidade para que defendam a sua aplicação, atitude com a qual a Câmara Municipal paulista concorda integralmente”, afirmou Pesaro. “Conceder esse título a Ophir é um gesto de reconhecimento não só ao desenvolvimento de políticas relevantes para a cidade e ao país. É forma de fomentar o ideal que nos une: a vontade de mudar, de agir com transparência e de caminhar juntos em direção a um único objetivo: termos uma sociedade mais próxima de um mundo livre de discriminações e de injustiças.”

Ao agradecer o título, Ophir lembrou algumas das lutas travadas pela gestão atual do Conselho Federal, entre elas a declaração da constitucionalidade do Exame de Ordem e sua unificação, a atuação em prol da garantia dos poderes do Conselho Nacional de Justiça, a defesa incessante das prerrogativas profissionais da advocacia e, por fim, a aprovação da Lei da Ficha Limpa. Ophir Cavalcante ainda agradeceu a homenagem e enalteceu a qualidade dos advogados brasileiros, especialmente os que atuam nos rincões mais afastados, dedicando a eles a homenagem recebida.

O presidente da OAB de São Paulo, Luiz Flavio Borges D'Urso, destacou a lealdade para com a advocacia de São Paulo como um dos maiores traços que marcam a pessoa de Ophir Cavalcante, especialmente nos momentos em que a OAB-SP mais necessitou. Ao discursar, D'Urso disse que existem três formas de se assumir cidadania: a primeira, pelo local do nascimento; a segunda, quando se requer a cidadania por razões jurídicas ou de sangue; e a terceira, a qual segundo ele talvez seja a mais valiosa: quando aquele a quem se destina não a procurou. “A forma mais valiosa se dá quando todos os demais, representados na Casa de Leis, manifestam a vontade e satisfação de ter aquele indivíduo como um dos seus. Hoje, São Paulo diz e festeja: queremos você como um dos nossos irmãos paulistanos”, afirmou D'Urso.

Também compuseram a mesa dos trabalhos o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado; o secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o vice-presidente da OAB-SP e presidente eleito da Seccional para a gestão 2013-2015, Marcos da Costa; e o membro honorário vitalício do Conselho Federal da OAB, Ophir Filgueiras Cavalcante (gestão 1989-1991).

Estiveram presentes à sessão, ainda, a secretária-geral adjunta da OAB-SP, Clemência Wolthers; o diretor-tesoureiro da OAB-SP, José Maria Dias Neto; o presidente do Conselho de Previdência da Carteira dos Advogados do Ipesp e conselheiro federal eleito por São Paulo, Marcio Kayatt; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal; além dos renomados juristas e medalhas Rui Barbosa da OAB, Fábio Konder Comparato e José Afonso da Silva. Familiares de Ophir também prestigiaram a solenidade na capital paulista.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres