Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB lamenta morte de Niemeyer, arquiteto da cidadania

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 às 07h42

Brasília – O falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) nesta quarta-feira (5) foi lamentado por todos os dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que reconhecem a inestimável colaboração que ele prestou à entidade. Foi dele o projeto da sede do Conselho Federal da OAB, um dos mais modernos e destacados edifícios do Setor de Autarquias Sul da capital do País. Para o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, “Niemeyer soube sintetizar, no desenho de nossa sede, o verdadeiro espírito de harmonia e integração dos ideais da advocacia e do povo brasileiro; é um monumento às liberdades”.

O edifício, cujos croqui e esboços feitos a próprio punho pelo arquiteto podem ser vistos no museu da OAB, foi inaugurado pelo então presidente Reginaldo de Castro em 12 de dezembro de 2000, ao lado do prédio que abrigou o Conselho desde 1990. Possui 6.500 metros quadrados, excluídos os três subsolos de garagens e os quatro primeiros andares para funcionamento de auditório, salas do Pleno e das Câmaras.

Ao registrar o pesar em nome de todos os advogados, Ophir Cavalcante disse que a memória de Oscar Niemeyer será eternamente lembrada “como um amigo da Advocacia, e, portanto, um parceiro de lutas por um país justo, sem barreiras nem fossos a separar pessoas que acreditam em um projeto de nação onde todos têm responsabilidades. Ele fez da casa do advogado a casa da cidadania”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres