OAB estuda reeditar prêmio em conjunto com Instituto Victor Nunes Leal
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu hoje (14), em audiência, o presidente do Conselho Curador do Instituto Victor Nunes Leal, o advogado Pedro Gordilho. Ele sugeriu que o prêmio que leva o nome do jurista – que foi lançado em 1986 pela OAB – seja reeditado e volte a ser promovido, desta vez numa parceria entre a OAB e o Instituto. Ophir disse que será uma honra reeditar o prêmio e que a entidade irá estudar o formato da parceria. “Trata-se de um belo estímulo para que os alunos de Direito conheçam melhor quem foi Victor Nunes Leal e prossigam com os estudos, mesmo depois de formados”, afirmou Ophir Cavalcante.
Gordilho explicou que o Instituto também possui um prêmio de monografias semelhante, que vem sendo editado há alguns anos e focado nos temas jurídicos que eram da preferência de Nunes Leal. “É uma forma de homenagear esse grande jurista e beneficiar o repertório jurídico nacional, promovendo o conhecimento jurídico no país”, afirmou Pedro Gordilho. Também participou da reunião a secretária-executiva do Instituto, Lúcia Peluso.
O Instituto Victor Nunes Leal foi lançado em 30 de setembro de 2009. Criada para promover o conhecimento jurídico no Brasil, a entidade é inspirada na contribuição intelectual deixada pelo jurista Victor Nunes Leal, que foi ministro do STF de dezembro de 1960 a janeiro de 1969.