Menu Mobile

Conteúdo da página

Ademar Rigueira defende prerrogativas em palestra no MA

sexta-feira, 6 de agosto de 2004 às 08h00

Brasília, 06/08/2004 - O presidente da Comissão de Defesa e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, conselheiro federal Ademar Rigueira Neto, vai proferir, na próxima quinta-feira (12), palestra sobre “A Defesa e a Valorização da Advocacia - Dez Anos de Estatuto". A palestra será realizada no auditório da Seccional da OAB do Maranhão e é parte da programação comemorativa do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.

Ademar Rigueira vai apontar as dificuldades e os problemas que afetam o exercício cotidiano do profissional da advocacia, sendo o principal deles o desrespeito às prerrogativas profissionais. “Esta é uma reclamação de todas as Seccionais da OAB. Observamos hoje no País o desrespeito à profissão do advogado", afirmou o conselheiro federal. “É preciso ter em mente que apenas com um advogado fortalecido serão salvaguardados os direitos dos cidadãos”.

O presidente da Comissão de Defesa e Valorização da Advocacia lembrou, ainda, que as prerrogativas dos advogados, garantidas no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8906/94) e que estão sendo desrespeitadas em muitos Estados, não pertencem ao advogado, mas aos cidadãos por ele representados.

“Sem uma advocacia forte e independente, as conquistas dos cidadãos e as instituições democráticas estão sob permanente risco", ressaltou Rigueira. "Se o advogado não pode atuar com independência necessária e com liberdade, inerentes à profissão, estamos pondo em risco a democracia e a cidadania brasileiras".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres