Menu Mobile

Conteúdo da página

Tribunais podem ser obrigados a disponibilizar decisões na internet

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 às 09h27

Brasília - A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4074/12, que obriga cartórios e tribunais a disponibilizarem a íntegra de despachos e decisões pela internet, quando elas não estiverem restritas por segredo de justiça. A proposta modifica a recém-regulamentada Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/11).

Segundo o autor do projeto, deputado Pedro Novais (PMDB-MA), a informatização dos tribunais e cartórios fez com que se permita o acesso online de documentos apenas àqueles que têm certificação digital. Segundo ele, onde antes bastava um clique para ver informações que deveriam ser públicas, há agora uma limitação.
 

Como o processo para obtenção da certificação pode ser caro, o deputado acredita que as informações devam estar disponíveis ao público sem essa restrição. “Trata-se de um retrocesso, que impede o acesso da maior parte da população e até de pequenos advogados, que não podem arcar com tal ônus, ao teor de decisões judiciais públicas, que não deveriam ser restritas”, disse. O projeto será analisado pela Constituição e Justiça e de Cidadania de forma conclusiva. (As informações são da Agência Câmara)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres