Corregedora do CNJ faz palestra para a advocacia de Rondônia na sexta-feira
Brasília, 26/03/2012 - A corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, estará em Rondônia na próxima sexta-feira (30), a convite da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para uma palestra e debate com a advocacia, de quem ela obteve o apoio para a garantia da manutenção dos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para abrir investigação para apurar desvios ético-disciplinares cometidos por magistrados.
Na palestra, que terá início às 9h no auditório Agenor de Carvalho, da OAB-RO, Eliana Calmon vai detalhar seu trabalho à frente da Corregedoria-geral e os principais desafios da função. O presidente da Secional de Rondônia da OAB, Hélio Vieira, afirma que a palestra da magistrada aos advogados de Rondônia acontece num momento importante, uma vez que é de interesse da advocacia o saneamento de gargalos enfrentados por ela no Judiciário.
"As ações empreendidas pela ministra Eliana Calmon são de grande alcance social e são também bandeiras antigas da advocacia, preocupada com os desvios que desvirtuam os desígnios da Justiça brasileira", afirmou Hélio Vieira.
Soteropolitana, graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, a ministra Eliana Calmon Alves tem longa trajetória no Judiciário brasileiro e na vida acadêmica. Desde os anos 70, ela se divide entre funções na magistratura e como professora universitária. Atualmente é ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é membro da Corte especial e do Conselho de Administração e corregedora-geral de justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde setembro de 2010.