OAB saúda o civilista Caio Mario, o patrono nacional da XXI Conferência
Curitiba (PR), 20/11/2011 - O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, fez hoje (20) a homenagem especial ao jurista Caio Mario da Silva Pereira (in memorian), patrono nacional da XXI Conferência Nacional dos Advogados, cuja abertura festiva aconteceu na capital paranaense. A homenagem ao jurista, que é considerado um dos mais notáveis civilistas brasileiros, foi recebida por seu neto, Caio Mario da Silva Pereira Neto, que também é advogado em São Paulo.
Em seu discurso, Marcus Vinicius lembrou que Caio Mário exerceu com altivez e destemor a Presidência nacional da OAB na década de 70, tendo criticado duramente o Ato Institucional nº 5 e defendido o pleno restabelecimento do habeas corpus. "Caio Mário foi o escudo da OAB no momento em que a instituição foi alvo de ataques do regime militar. Defendeu as prerrogativas profissionais da classe no momento em que se tentava dispensar a mediação dos advogados em determinadas causas", afirmou o diretor da OAB Nacional, acrescentando que o jurista defendeu com firmeza os direitos humanos e os valores constitucionais nos anos de chumbo do regime de exceção.
Caio Mario da Silva Pereira publicou inúmeras obras e estudos, dentre as quais se destacam as Instituições de Direito Civil e o Anteprojeto de Código de Obrigações, este em parceria com Orlando Gomes. Foi professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na qual se graduou, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também integrou a Consultoria-Geral da República de março de1961 a agosto de1961. O jurista nasceu em Belo Horizonte em 9 de março de 1913 e faleceu em 27 de janeiro de 2004. "Mario conciliou a militância profissional, a atuação institucional e a fértil atividade acadêmica", sintetizou Marcus Vinicius Furtado Coelho.
Conduz os trabalhos no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, com a presença de toda a diretoria da OAB Nacional, conselheiros federais, dirigentes de Seccionais da entidade nos 27 Estados, membros honorários vitalícios e diretoria da Seccional da OAB do Paraná.