Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB e presidente eleita da ABA debatem advocacia no cenário de crise nos EUA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 às 18h23

Brasília, 19/10/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, recebeu hoje (19) Laurel Bellows, presidente eleita da American Bar Association (ABA) - entidade congênere da OAB nos Estados Unidos da América -, que ficará no cargo de 2012 a 2014. Em sua primeira visita à OAB, a advogada de Chicago fez um relato de como está o cenário atual da advocacia norte-americana em face da crise econômica e financeira e afirmou que dois dos principais problemas enfrentados pela entidade são a baixa contratação de jovens advogados (com até dois anos de formados) em face da inexistência de vagas no mercado e o corte violento de recursos no orçamento da Justiça dos EUA.

A dirigente eleita criticou a redução de acesso dos cidadãos norte-americanos ao Judiciário, especialmente em Estados pequenos como Vermont e New Hampshire, onde, em razão dos cortes de recursos no Judiciário, os cidadãos estão proibidos de ajuizar ações cíveis pelo prazo de um ano. Outros assuntos tratados na longa reunião realizada na sede da OAB foram as formas de acesso de juízes às Cortes Supremas nos dois países, a vinculação de magistrados a setores da política e a abertura do mercado que vem sendo estudada pelo Comitê de Ética da ABA.

O presidente da OAB ressaltou no encontro a importância de se encarar o acesso à Justiça como direito fundamental previsto na Constituição, como ocorre com o direito à alimentação, educação e à saúde. O direito de acesso à Justiça este previsto na Carta Magna e também na Constituição dos Estados Unidos. Por fim, Ophir destacou a importância da criação de um fórum permanente de defesa da advocacia nas Américas, como instrumento de concretização da democracia através da permanente luta dos advogados em favor das liberdades. Também participou da reunião o secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

                                                       

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres